Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/02/17 às 8h36 - Atualizado em 29/10/18 às 11h40

Irrigação otimizada

 

Emater-DF se prepara para oferecer a cada agricultor de Brasília um planejamento para aproveitar melhor a água sem diminuir a produção de alimentos

 

Extensionistas de vários escritórios da Emater-DF se reuniram nesta quinta-feira (16) em Brazlândia para traçar os detalhes do planejamento hídrico que será oferecido a todas as propriedades rurais do Distrito Federal. Cada chácara terá um plano de manejo da irrigação, que será elaborado pela empresa distrital. O objetivo é otimizar a captação e a utilização da água na atividade agrícola. Com isso, a área rural vai economizar os recursos hídricos sem, no entanto, diminuir a produção de alimentos.

 

“Do conjunto moto-bomba (ponto de captação na fonte) até a distribuição da água na lavoura, estamos estudando todo o sistema de irrigação. Quando fizermos o plano de manejo para cada produtor, vamos orientar sobre o melhor aproveitamento da água na propriedade”, afirma a engenheira agrônoma Clarissa Campos Ferreira, do escritório da Emater-DF em Sobradinho.

 

Os estudos se iniciaram pela manhã, no escritório da empresa, e continuaram à tarde, na propriedade do agricultor Francisco Santos de Sousa, no assentamento Betinho (região administrativa de Brazlândia). A chácara, de três hectares, produz morango, beterraba, cenoura, brócolis e repolho, dentre outras hortaliças, e possui um sistema de irrigação por aspersão, cuja água é retirada de um poço artesiano.

 

Francisco vive no assentamento há pouco mais de dez anos e comercializa em vários mercados de Brasília. “Fico satisfeito que a Emater use a nossa propriedade para começar os estudos que vão beneficiar todos os agricultores do Distrito Federal”, disse ele, que trabalha junto com os cinco filhos e mais quatro empregados.

 

1602 plano_manejo_irrigao_2
Detalhes do sistema de irrigação da propriedade foram estudados pela equipe

 

1602 plano_manejo_irrigao_Francisco__Dantas
O agricultor Francisco e o engenheiro agrônomo da Emater-DF, Antônio Dantas

1602 plano_manejo_irrigao_3

Francisco e seu filho explicam como funciona a irrigação no cultivo de morangos com “túnel baixo”

 

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br