Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/11/17 às 11h31 - Atualizado em 29/10/18 às 11h43

Horta escolar muda hábitos alimentares de estudantes

 

Com apoio da Emater-DF, escola de Planaltina ensina crianças de seis a onze anos a importância das verduras e legumes na dieta

 

A sirene toca e os estudantes, todos na faixa dos seis aos onze anos, saem das salas ávidos para aproveitar cada minuto do intervalo da manhã. Enquanto uns vão para a quadra de esportes, outros correm para o pátio e outros mais correm para a área verde da Escola Classe Vale do Sol, em Planaltina. Um grupo se coloca em frente a um mural onde estão várias fotos deles trabalhando na horta do colégio: apontam e comentam sobre as verduras e legumes cultivados. O projeto Horta Legal, implantado em 2012, com apoio da Emater-DF, segue transformando os hábitos alimentares dos alunos e suas famílias.

 

Segundo a diretora da escola, Angelina Maria Costa Sahori, a horta teve insumos — adubos e sementes — doados pela empresa. “Cada turma ficou com um tipo de semente. Primeiro, os estudantes plantaram no copinho e depois, transplantaram para a terra. Ver o crescimento das plantas e como elas viram alimento, deixou as crianças muito empolgadas”, conta a professora.

 

Rabanete, alface, beterraba, cenoura, salsa, coentro e cebolinha passaram a fazer parte do dia a dia do colégio. “As turmas separam um dia da semana para molhar, cuidar e colher. As hortaliças são usadas para completar o lanche da escola e o excedente é levado para casa pelos alunos”, explica Angelina. A diretora acrescenta que os professores aproveitam a experiência para associar os conhecimentos do currículo escolar, como literatura e ciências.

 

O coordenador do Programa de Agricultura Urbana da Emater-DF, Rogério Lúcio Vianna Junior, informa que o apoio a hortas escolares se dá por meio de um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) que está em vigor desde 2011. “O projeto prevê a doação de insumos e orientação, com o objetivo de criar hábitos de consumo que melhorem a saúde da população”, acrescenta.

 

O engenheiro agrônomo aponta outra vantagem dessa mudança: “Quando famílias entendem a importância de uma alimentação mais natural e saudável, passam a comprar mais frutas, verduras e legumes, o que abre mercado para agricultores locais”, observa. Desde o início do convênio, a Emater-DF forneceu insumos e orientações a mais de 250 escolas em todo o Distrito Federal.

 

O exemplo da Escola Classe Vale do Sol é claro. “Meu pai aproveitou o quintal para fazer uma horta. Agora, comemos verduras todos os dias”, revela um estudante de 9 anos, apoiado por vários colegas que contam relatos parecidos. “Quando vemos esses depoimentos, sentimos que estamos cumprindo nosso papel”, conclui o extensionista Rogério.

 

0111 horta_escolar_planaltina_capa

0111 horta_escolar_planaltina

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br