Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/10/14 às 8h22 - Atualizado em 29/10/18 às 11h23

Horta escolar auxilia aprendizado de adolescentes

 

Com o objetivo de complementar o ensino das crianças e adolescentes do Centro de Ensino Fundamental 28, em Ceilândia, a direção do colégio decidiu implantar uma horta escolar. Para isso, contaram com o apoio da Emater-DF, que promoveu um curso aos professores nos dias 2 e 13 deste mês. O assunto será aproveitado durante a Feira de Ciências, Arte e Cultura da escola, em novembro.

 

O coordenador do programa de Agricultura Urbana da Emater-DF, Rogério Lúcio Vianna, responsável pelo curso, observa que as aulas abordaram todos os temas relacionados ao manejo de uma horta escolar. “Fornecemos o embasamento necessário para os professores trabalharem com o adubo, controle biológico das pragas e irrigação”, exemplifica.

 

Segundo Rogério, o espaço do CEF 28 é adequado para o plantio de alface, tomate, cebolinha, couve, coentro e outras hortaliças. “Nosso programa não se limita a oferecer o curso. Fornecemos insumos, equipamentos e realizamos visitas periódicas às escolas para prestar assistência”, aponta.

 

Ferramenta pedagógica — A professora Danielle Teodoro participou das aulas. De acordo com ela, que leciona ciências naturais, uma horta escolar é útil não só na sua área mas também no ensino de outras disciplinas, como português e artes. “Além de ser uma excelente ferramenta pedagógica, a horta vai enriquecer a merenda escolar”, comemora.

 

Danielle lembra que os professores utilizam a horta para introduzir conceitos importantes no aprendizado, como saúde, alimentação saudável e preservação do meio ambiente.

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br