Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/05/16 às 8h56 - Atualizado em 29/10/18 às 11h37

Governador recebe na AgroBrasília as entregas do acordo de gestão firmado com a Seagri/DF e Emater/DF

 

No final da manhã desta quinta-feira (12), o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, esteve presente na AgroBrasília. Na ocasião, os representantes da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri/DF) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Governo do Distrito Federal (Emater/DF) fizeram as entregas firmadas no acordo de gestão 2016.

 

Entre as entregas estavam a assinatura da Portaria que dispõe sobre o Programa de Boas Práticas Agropecuárias, junto do selo BPA que certificará o produtor que atender as exigências higiênico-sanitárias, trabalhistas e ambiental; a Assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Seagri/DF e a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa); a assinatura dos 26 contratos de crédito do Programa de Microcrédito Produtivo Orientado do Governo do Distrito Federal (Prospera); o Termo de Doação de Bens entre a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater/DF); e a assinatura da cessão de direitos da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap) para a União para construir um campus do Instituto Federal de Brasília (IFB) no PAD-DF.

 

“Eu tenho muita confiança na capacidade da nossa agricultura”, disse o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, durante as entregas.

 

O secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh), Joe Valle, ressaltou o compromisso que o governador tem com a área rural, “construindo com os produtores do Distrito Federal, construindo com os produtores do PAD-DF, e ajudando sempre que possível para o desenvolvimento do setor”.

 

Programa de Boas Práticas Agropecuárias (BPA)

 

O BPA foi criado para promover as Boas Práticas Agropecuárias nas propriedades rurais produtoras de alimentos in natura, estimular a produção de alimentos seguros, promover ações que visam melhorar a qualidade sanitária da produção agrícola e proteger a saúde da população do Distrito Federal.

 

O Certificado e o Selo BPA serão fornecidos às propriedades e seus produtos, que estiverem atendendo as exigências higiênico-sanitárias, trabalhistas e ambientais.

 

Para se certificar no Programa, o produtor deverá procurar o escritório local da Emater/DF ou a Secretaria de Agricultura. Para mais informações: (61) 3051-6360 ou por email: bpa.seagri@gmail.com

 

Prospera

 

O Programa de Microcrédito Produtivo Orientado do Governo do Distrito Federal é um empréstimo de pequeno valor para atender as necessidades financeiras do pequeno produtor rural e das cooperativas de trabalho ou produção, acompanhado de orientações técnicas.

 

O programa, da Secretaria de Estado de Trabalho, utiliza recursos oriundos do Fundo de Geração de Emprego e Renda do Distrito Federal (Funger/DF) para fortalecer as atividades rurais. As vantagens estão nas taxas de juros de aproximadamente 2,5% ao ano e a não cobrança de taxa de abertura de crédito (TAC).

 

Para solicitar um empréstimo no Prospera, procure uma unidade da Emater/DF na área de localização de sua propriedade rural.

 

Patrícia Távora 

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Agricultura

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br