Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/09/16 às 16h55 - Atualizado em 29/10/18 às 11h39

Gestores do Sistema Agricultura visitam Ceasa para conhecer sistema de comercialização dos produtores rurais

Autoridades visitam Mercado Livre do Produtor (Pedra) com objetivo de promover integração entre Seagri/Emater/Ceasa

 

Com o propósito de reforçar a integração Seagri/Emater/Ceasa para melhor atender os produtores rurais do Distrito Federal, os presidentes da Emater-DF, Argileu Martins, da Ceasa, José Deval, e o secretário de Agricultura, José Guilherme Leal, fizeram uma visita ao Mercado Livre do Produtor (Pedra), da Central de Abastecimento. A ação conjunta do Sistema Agricultura aconteceu na manhã desta quinta-feira, 29.

 

A ação itinerante dos representantes dos três órgãos foi aprovada pelos produtores, como avaliou Sinval Monteiro Faria Júnior, agricultor familiar de Formosa. “Acredito que com esse encontro, aqui com a gente, eles estão vendo de perto o que precisa ser feito, no que se refere à comercialização das verduras. A questão do horário de funcionamento da comercialização dos produtos é o que precisa mudar”.

 

Para Meronice Rodrigues, agricultora familiar de Santa Maria, a presença de quem faz as políticas do setor agrícola do DF só pode ajudar. “Acho muito bom eles virem aqui. A gente já tem um atendimento muito bom da Emater na nossa chácara e eles vindo aqui vai ajudar mais ainda”.

 

Reforçando que o pleito maior dos produtores neste momento é a mudança do horário, RumikoLilian, agricultora familiar de Brazlândia, acredita que ouvindo os produtores, os dirigentes vão mesmo fazer a mudança, que considera necessária. “A gente quer a liberação da Pedra mais cedo, aqui no B-8”.

 

Segundo José Deval, essa mudança não será um problema para a Ceasa. “Não temos nenhuma dificuldade de alterar o horário, basta que haja consenso. Hoje, o que está estabelecido é abrir às 4h30 da madrugada”. E completou: “A gente fica dentro do escritório e ouve pouco as pessoas mais importante que são o produtor e o comprador. A importância dessa ação conjunta é que depois desse diálogo poderemos fazer pequenas mudanças que resultarão em grandes transformações”.

 

Com o firme propósito de reforçar a integração Seagri/Emater/Ceasa para fechar o círculo do processo de melhoria de renda no negócio dos produtores rurais do Distrito Federal, o presidente da Emater-DF coloca o diálogo com o produtor como solução. “Isso nos dá condição de produzir soluções inteligentes desde o momento da produção, da logística, das regras do mercado, enfim, sempre no sentido de facilitar os canais da comercialização, que é o grande desafio dos produtores rurais”, avaliou, lembrando que a Emater recém criou um escritório de comercialização, visando essa fase do processo. “Queremos que esse desafio seja solucionado pela Empresa e pelo conjunto do nosso Sistema Agricultura”, finalizou.

 

Considerando que esta foi uma boa oportunidade de escutar os produtores, o secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, José Guilherme Leal, acredita que este é o caminho para melhorar o funcionamento do sistema público da agricultura. “Além das questões relacionadas à comercialização estamos colhendo outras informações importantes como o acesso dos produtores ao crédito; a logística e assim podemos nos organizar para atender melhor esse profissional”.

 

No fim da manhã, o presidente da Ceasa-DF se reuniu com a diretoria da Associação dos Produtores (ASPHOR), onde explicou que a alteração de horário só será realizada caso haja um consenso entre os produtores e permissionários. Assim, ficou definido que a associação de produtores e a de empresário farão uma análise sobre a preferência da maioria. Além disso, a empresa fará um estudo do impacto operacional e financeiro que esta alteração terá, principalmente junto aos contratos de limpeza e segurança.

 

2909 ceasavisita2

 

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br