Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/08/14 às 11h19 - Atualizado em 29/10/18 às 11h21

GDF leva desenvolvimento rural ao Entorno

 

A Emater-DF realizou, nesta terça-feira (19), mais um Seminário de ATER para Desenvolvimento Rural Sustentável nos Municípios. Desta vez, a cidade de Água Fria recebeu o evento, que reuniu representantes da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, movimentos sociais ligados aos assentamentos de reforma agrária da região e integrantes de órgãos do GDF. Cerca de 40 pessoas participaram do encontro.

 

Durante o seminário, o gerente do escritório de Projetos Estratégicos Norte da Emater-DF, João Colemar, apresentou um resumo do trabalho realizado pela empresa na região desde 2010. Foram reuniões, diagnósticos, cursos, oficinas, dias de campo e diversas outras atividades de extensão rural que têm refletido na melhoria da qualidade de vida das comunidades.

 

Os agricultores apresentaram demandas ligadas principalmente a infraestrutura. Ao final do encontro, foi criado um fórum que deve se reunir frequentemente para avaliar o andamento dos trabalhos e propor aperfeiçoamentos. O grupo é formado por integrantes da Emater-DF, prefeitura, órgãos distritais, estaduais e federais, além de lideranças comunitárias.

 

Segundo o presidente da Emater-DF, Marcelo Piccin, os seminários foram uma oportunidade para envolver e aproximar os parceiros no trabalho que está sendo desenvolvido pela empresa nos assentamentos. “Criamos estratégias para que todos trabalhemos numa única direção”, observou.

 

Piccin lembra ainda que os municípios da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (Ride) são estratégicos para o desenvolvimento do Distrito Federal. “Hoje, somos quase quatro milhões de habitantes. Quando trazemos o debate sobre crescimento das cidades vizinhas, estamos falando também sobre o abastecimento de alimentos e a segurança alimentar de toda a região”, exemplificou Piccin.

 

Contrato — Em maio deste ano, a Emater-DF assinou um contrato com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para prestar assistência técnica a assentamentos em municípios do Entorno. Assim, a empresa passou a atender oito municípios, beneficiando 29 comunidades, num total de quase 4 mil famílias. Além de Água Fria, a empresa está presente em Formosa, Vila Boa, Padre Bernardo, Cocalzinho, Cabeceiras, Cristalina e Planaltina de Goiás.

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br