Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/10/20 às 18h59 - Atualizado em 2/10/20 às 19h36

GDF entrega canal de irrigação recuperado na Vargem Bonita

 

O governador Ibaneis Rocha inaugura a obra de revitalização do canal de irrigação da Vargem Bonita

 

O GDF entregou, na manhã desta sexta-feira (2), a revitalização do canal de irrigação da Vargem Bonita. Esperada pela comunidade por mais de 20 anos, a obra vai evitar perdas de água e beneficiar mais de 60 chácaras da região, onde são produzidas hortaliças, flores, cogumelos e plantas medicinais. Com a tubulação, 100% dos recursos hídricos poderão ser aproveitados, reduzindo as perdas e beneficiando não só os agricultores como toda a comunidade local.

 

Durante a solenidade de entrega, o governador Ibaneis Rocha ressaltou a importância da capilaridade da Emater-DF. “A empresa cobre 100% das áreas rurais do Distrito Federal e tem forte reconhecimento da população do campo”, afirmou. Ibaneis acrescentou que a revitalização dos canais traz segurança hídrica não só para a área rural como também para o meio urbano.

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca lembrou que esse foi o segundo canal recuperado entregue em uma semana — na última sexta (25), o GDF entregou as obras do Santos Dumont, em Planaltina. “Ao todo, estamos recuperando 60 quilômetros de canais em todo o Distrito Federal. Quando os órgãos públicos atuam de maneira integrada, quem ganha é a população”, observou Denise (veja vídeo abaixo).

 

 

O secretário de Agricultura, Candido Teles, reforçou o compromisso do GDF em oferecer às famílias do campo as mesmas oportunidades que as famílias da cidade. “Além da revitalização do canal, estamos trabalhando para agilizar a regularização fundiária completa do Núcleo Hortícola Suburbano da Vargem Bonita”, anunciou.

 

O canal de irrigação da Vargem Bonita tem 9 km de extensão. O recurso vem de uma represa construída em 1978 na Fazenda Água Limpa, que pertence à Universidade de Brasília (UnB), que, por sua vez, recebe água do Ribeirão do Gama. Atualmente, o canal abastece 75% das propriedades da Vargem Bonita. Com a revitalização, todas as chácaras poderão usufruir do recurso.

 

Projetado para trabalhar com uma vazão de 132 litros por segundo, o canal foi reformado graças a uma parceria da Emater-DF, Secretaria de Agricultura, Administração Regional do Park Way e o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS). A tubulação foi realizada com recursos de emenda parlamentar e utilizou material corrugado.

 

Para o presidente da Associação Rural de Vargem Bonita, Marcio Koichi Ito, a revitalização do canal é uma vitória após 20 anos de espera. “Ao longo dos anos, vários produtores da nossa região diminuíram a atividade em razão da pouca disponibilidade de água. Com a tubulação do canal, todos poderão usufruir do recurso, o que vai aumentar a produtividade e, consequentemente, aquecer a economia local, beneficiando toda a comunidade”, acredita o produtor.

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br