Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/07/14 às 14h15 - Atualizado em 29/10/18 às 11h18

Futuro garantido

 

Foi instituído na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) o Plano de Benefícios EmaterDF-FlexCeres, que garantirá um futuro mais seguro e confortável para os empregados.

 

O objetivo do plano é complementar os benefícios de aposentadoria e pensão pagos pelo sistema oficial de previdência (INSS). Os empregados contarão com a contribuição da empresa para a formação da poupança. A Emater-DF aplicará um real para cada real investido pelo empregado, dentro dos limites estabelecidos no regulamento. Isso torna o plano muito mais acessível do que outros planos de previdência tradicionais. O percentual máximo de contribuição da empresa para o plano é de 8,5% do salário de participação do empregado.

 

Essas e outras características da previdência complementar da Emater-DF foram apresentadas no Seminário de Implantação, realizado nessa sexta-feira (18). O presidente da Emater-DF, Marcelo Piccin, disse que a instituição da previdência é um reconhecimento do trabalho realizado na empresa. “Nossas ações refletem no desenvolvimento local, com um retorno expressivo para a sociedade. A previdência complementar é uma reinvindicação antiga dos trabalhadores, que agora terão uma aposentadoria digna”, falou.

 

O presidente da Associação dos Servidores da Emater-DF, Ecarlos Carneiro, lembrou da trajetória de negociações e formulação do plano. “É um marco para todos nós. Nos próximos concursos, os novos contratados não precisarão se preocupar com a complementação da aposentadoria como nós nos preocupamos quando entramos”, apontou.

 

O secretário de Administração Pública do DF, Wilmar Lacerda, falou que a Emater-DF não será a única a ter um plano de previdência complementar. “Todas as instituições do Governo do Distrito Federal terão um plano de previdência”, garantiu.

 

O EmaterDF-FlexCeres foi fruto de estudos e análises realizados por uma comissão de empregados e da Secretaria de Administração Pública (Seap). A Fundação Ceres foi o fundo de pensão escolhido para ser responsável pela administração do plano. Atualmente, ela gerencia o patrimônio de empregados de diversas outras instituições como Embrapa, Emater-MG, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (Abdi) e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

 

A expectativa da empresa é que até novembro pelo menos 50% dos empregados já tenham aderido.

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br