Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/04/16 às 14h37 - Atualizado em 29/10/18 às 11h37

Fórum discute o uso da comunicação e de novas tecnologias na extensão rural

 

Nesta terça e quarta-feira (26 e 27), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) participou do Fórum novos papéis, novas competências e desafios atuais e futuros dos sistemas de extensão rural da Região Sul do Brasil. O evento, realizado em Foz do Iguaçu (PR), teve como objetivo pensar o futuro da extensão rural, o papel da comunicação rural e do uso das novas tecnologias no processo de apropriação do conhecimento pelo agricultor frente às transformações da era digital.

 

O presidente Argileu, acompanhado do gerente de informática Emerson Nascimento e pela integrante da Gerência de Metodologia e Comunicação Rural, Camila Fiorese, apresentou o Painel de Gestão da Emater-DF, ferramenta que está sendo implantada para o acompanhamento dos resultados da empresa e que é um exemplo do uso de tecnologias no serviço de extensão.

 

Argileu Martins, no painel sobre extensão rural digital, destacou que os extensionistas são os agentes que tratam a informação que o agricultor recebe para que haja apropriação do conhecimento. Segundo ele, a tecnologia digital por si só não resolve o problema do conhecimento, pois é preciso organizar as informações e transformar os dados produzidos pelas empresas de extensão em conhecimento para consequentemente gerar resultados.

 

O Fórum foi um momento para troca de experiências e de construção de propostas e recomendações para o fortalecimento de políticas e programas de comunicação para o desenvolvimento da agricultura familiar. Entre os participantes estavam representantes de universidades, entidades de extensão rural dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e também da FAO Brasil e Peru.

 

O evento foi liderado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, na sigla em inglês), em parceria com a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

 

 

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br