Produtores visitam chácara no encerramento de Semana de Integração Rural da Vargem Bonita
Cerca de 130 produtores rurais participaram neste sábado (21) do encerramento da 10ª Semana de Integração Rural na Vargem Bonita. A região é uma das principais produtoras de folhosas do Distrito Federal. A semana foi encerrada com o 4º Encontro Técnico dos Produtores de Hortaliças Folhosas.
Produção de ovos é tema de visita técnica em Ceilândia com produtores da Vargem Bonita
Semana de Integração Rural reúne produtores de folhosas na Vargem Bonita
Produção de pimentão deve ter aumento de 20% no DF na próxima safra
Emater-DF incentiva o uso correto de defensivos agrícolas
De acordo com o gerente da Emater-DF na Vargem Bonita, Claudinei Vieira, o evento possibilitou a troca de experiências entre os produtores e a disseminação de conhecimentos técnicos proporcionados pelos extensionistas da empresa.
Neste sábado, os agricultores participaram de encontro técnico no escritório da Emater e depois foram a campo, para conhecer técnicas de produção. Na propriedade visitada, eles percorreram os canteiros de hortaliças e receberam orientações sobre plantio, irrigação e fertilização dos cultivares.
Extensionista da Emater-DF fala com produtores no encerramento da 10ª Semana de Integração Rural
Para o produtor Márcio Koichi Ito, o evento promovido pela Emater-DF foi válido pelos ensinamentos deixados. “A importância foi difundir a ideia de produzir muito mais com muito menos, baixar o custo da produção e disseminar novas tecnologias”, disse. Ito, que cedeu sua propriedade para a realização do evento. “Todos os anos tem muita novidades, com lançamento de sementes mais resistentes”, afirmou.
O gerente Claudinei Vieira considerou que o encontro atingiu os objetivos. “A ideia do encontro técnico de hortaliças folhosas é trazer as inovações tecnológicas aplicadas no campo para mostrar isso para os produtores rurais”, afirmou. Segundo ele, “apesar de parecer que estão ao alcance de todos, muitas informações aplicadas aqui no nosso campo demonstrativo não estão ao alcance de todos os produtores”.
O gerente da Emater-DF, Claudinei Vieira, durante evento na Vargem Bonita
Segundo ele, a cada ano a Emater-DF apresenta mais inovações e tecnologias. “A gente traz bastante novidade para que os produtores possam se adaptar a essas tecnologias, para que eles consigam se manter no mercado. A gente sabe que quem não acompanha as tecnologias hoje vai ficando para trás, até que chega o momento em que sai do mercado”, declarou.
A região da Vargem Bonita tem cerca de 450 produtores, dos quais 300 produtores são de hortaliças atendidos pelo corpo técnico da Emater-DF. Os produtores pertencem a comunidades rurais do Park Way, Riacho Fundo I e II, Núcleo Bandeirante, Guará e Águas Claras. Os encontros realizados pela Emater, no entanto, são sempre abertos a produtores de todas as regiões. A região da Vargem Bonita também é uma grande produtora de flores e plantas ornamentais e medicinais, feijão, cogumelos e abriga pequenas agroindústrias.
Visita aos canteiros demonstrativos preparados para o evento na Vargem Bonita
Semana de Integração
Durante a semana, vários eventos foram realizados pelo escritório da Vargem Bonita dentro da programação da 10ª Semana de Integração Rural. Na segunda-feira (16), houve mutirão de limpeza em chácaras na Vargem Bonita, Córrego da Onça e Ipê Coqueiros.
Na terça, foi realizada uma oficina de biofertilizantes, técnica que permite ao agricultor produzir o seu próprio composto para a plantação, com baixo impacto ambiental e grande eficiência na produção, e campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos.
A extensionista Cláudia Coelho e produtores rurais em propriedade em Ceilândia
Na quarta, foi realizada uma expedição a Ceilândia sobre produção de ovos. Boas práticas no manejo dos animais, produtividade, estrutura adequada e identificação das melhores raças de galinhas poedeiras foram os temas abordados no encontro. A zootecnista Cláudia Coelho, do escritório da Emater-DF na Vargem Bonita, explicou que os 11 produtores rurais que participaram da atividade acharam a visita bastante positiva.
Na quinta-feira, os extensionista da Emater-DF realizaram uma oficina técnica sobre controle de carrapatos. Depois, ocorreu mais um mutirão de limpeza de chácaras da região.
Produção de alface em propriedade atendida pela Emater-DF
Nesta sexta, o tema abordado na programação foi o uso de energia solar como fonte de abastecimento das propriedades rurais. A energia solar é uma opção cada vez mais barata e vantajosa para reduzir custos de produção ao mesmo tempo em que contribui para a preservação ambiental. A semana foi encerrada neste sábado com o 4º Encontro Técnico dos Produtores de Hortaliças Folhosas.
A Emater-DF
Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br