Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/07/18 às 14h24 - Atualizado em 29/10/18 às 11h45

FestFlor colore Brasília

 

Evento fortalece a floricultura e atrai mais de 18 mil visitantes

 

Rosas, copo-de-leite, angélica, boungainville, folhagens, bonsai e ervas aromáticas: tudo isso podia ser encontrado no estande da Cooperativa dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais do Distrito Federal (Multiflor) durante a 6ª edição da FestFlor Brasil – a Feira Nacional da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais. O evento, que durou quatro dias (de 28 de junho a 1º de julho) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, reuniu milhares de visitantes, além de comerciantes, produtores, fornecedores e técnicos.

 

De acordo com Rose Morais, integrante da Multiflor, a FestFlor Brasil é o evento onde a cooperativa obtém os melhores resultados. “Na primeira vez que participamos, em 2013, comercializamos R$ 51 mil. Desta vez, atingimos R$ 60 mil em vendas”, comemora. Rose cita a AgroBrasília, e as festas do Morango e da Goiaba (ambas em Brazlândia) como os eventos mais rentáveis para a cooperativa.

 

A FestFlor atraiu um público selecionado, que não foi apenas para admirar os belos arranjos e produtos de decoração. “No primeiro dia (quinta-feira) não veio muita gente, mas quem vinha, comprava. Nos outros dias, o público foi melhor e nossas vendas aumentaram bastante”, afirmou Rose, acrescentando que a feira é uma boa oportunidade também para divulgar a produção e fazer novos contatos. “Muita gente pega nosso telefone e email para nos procurar depois, para fornecer flores e plantas para festas e outros eventos”, explica a produtora.

 

Criada em 2009, a Multiflor conta com o apoio da Emater-DF desde o início. “Sempre tivemos um forte apoio da empresa, que nos ofereceu capacitação, orientação e assistência, além de abrir canais de comercialização”, afirma Rose.

 

Feira — A 6ª FestFlor Brasil reuniu pouco mais de 60 expositores — entre comerciantes, fornecedores e produtores de flores e plantas ornamentais. Durante os quatro dias da feira, cerca de 18 mil visitantes conheceram de perto os arranjos, puderam comprar diretamente dos produtores e fizeram contatos para futuros negócios, além de terem tido a oportunidade de participar de oficinas, seminários e debates. “Acreditamos que a FestFlor cumpriu seu papel, que é o de fomentar e fortalecer a cadeia produtiva do setor, dando apoio aos agricultores, floristas, paisagistas e demais empreendedores”, observou.

 

Além das atividades voltadas para a floricultura, os visitantes também puderam conhecer um pouco da gastronomia local, além de desfrutar de apresentações musicais e outras atrações culturais.

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br