Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/08/14 às 11h15 - Atualizado em 29/10/18 às 11h21

Festa do Pimentão movimenta Núcleo Rural Taquara

 

A valorização de produtos regionais é essencial para impulsionar a produção. Conhecida nacionalmente como uma das maiores regiões produtivas de pimentão o Núcleo Rural Taquara (Planaltina-DF) recebeu na última semana mais uma edição da Semana do Pimentão.

 

Cavalgada, palestras, concurso de receitas, eleição do melhor pimentão e mostra agrícola estiveram entre os destaques da tradicional Festa que movimenta a comunidade há 16 anos.

 

Para o presidente da Cootaquara, Maurílio Cezar, as atividades do evento ajudam cada vez mais a capacitação dos agricultores e a melhorar a qualidade do produto comercializado na cooperativa.

 

Já para o presidente da Emater-DF, Marcelo Piccin, a Festa valoriza o que a região tem de excelente e mostra como agricultores melhoram a qualidade de vida com a produção.

 

O secretário de Agricultura, Lúcio Valadão, destacou a importância do evento para a comunidade local além do impacto econômico e social da região na produção de pimentão no DF e no Brasil. “A Taquara é hoje um exemplo a nível nacional que de com organização e dedicação é possível alcançar os melhores resultados.”
Em relação à comercialização o presidente da Ceasa-DF, Wilder Santos, disse que lá sempre terá espaço aberto para venda de produtos locais.

 

Coleta de Embalagens de Agrotóxicos – Dentro da Semana, a Emater realizou ainda a segunda edição da Campanha de Recolhimento de Embalagens de Agrotóxicos de 2014. Fruto do trabalho da extensão rural, que conta com a cooperação dos produtores rurais, mais de 7.800 mil vasilhames receberam a destinação ambientalmente correta.

 

A Lei 9.974 de 06 de junho de 2000 determina que as embalagens de agrotóxicos sejam devolvidas ao vendedor ou entregues a uma unidade de recolhimento. As embalagens (plásticas) devem ser entregues as tampas, feita a tríplice lavagem e perfurada. O descumprimento da Lei constitui um crime ambiental e as embalagens não podem ser queimadas nem enterradas.

 

O evento é realizado pela Emater-DF em parceria com a Secretaria de Agricultura, Ceasa-DF e comunidade.

 

Elaine Carneiro
Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br