Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/08/16 às 11h36 - Atualizado em 29/10/18 às 11h38

Festa do Morango mobiliza a capital do país

 

A safra de morangos no Distrito Federal pode alcançar 4,6 mil toneladas neste ano – em torno de 15 milhões de caixinhas. Os morangos produzidos na capital federal abastecem a mesa de brasilienses e de brasileiros em quase todo o país. O DF disputa o sexto lugar da produção nacional entre os Estados produtores da fruta. Para celebrar essa significativa atividade econômica, fruto do esforço de produtores e técnicos, acontece, a partir da próxima sexta-feira (2), a 27º Festa do Morango, em Brazlândia, principal polo produtor.

 

Além da tradicional Morangolândia — o espaço onde cerca de 30 bancas oferecerão geleias, doces, bolos, licores e várias outras iguarias, além do próprio morango in natura —, a festa contará também com mostra agrícola, encontro técnico para os produtores, programação musical, premiação do concurso de receitas e uma novidade: a excursão turística “Colha e Pague”, onde os participantes visitarão uma propriedade e poderão comprar morangos diretamente do produtor (veja programação completa abaixo).

 

Histórico — A produção de morangos de Brazlândia começou na década de 1970. Os japoneses que migraram para a região com o objetivo de cultivar e fornecer produtos agrícolas à capital trouxeram as primeiras mudas. De início o cultivo era tímido e rudimentar. Naquela década, os riscos eram maiores, pois os agricultores não contavam com as técnicas e com a tecnologia empregadas hoje. Atualmente a fruta tem um excelente preço e muitos produtores se dispõem a enfrentar os desafios de cultivá-la.

 

Na década de 1980, o número de agricultores dispostos a produzir a fruta aumentou. A Emater-DF capacitou técnicos para apoiá-los e a cultura começou a evoluir. Nos anos 90, os japoneses não eram mais os únicos a plantar morango. Agricultores brasileiros que migraram de diversas partes do Brasil também começaram a cultivar o produto na região de Brazlândia. Como a rentabilidade das hortaliças teve uma queda, o morango passou a ser visto como uma boa alternativa para estes que se arvoraram no plantio da fruta.

 

A Emater-DF tem assessorado e vem buscando capacitar os produtores de morango da região e a produção tem crescido, assim como a qualidade da fruta, que tem melhorado a cada ano. Hoje, 5,1 milhões de pés de morango são plantados na região agrícola de Brasília. A grande mudança no cultivo dessa fruta ocorreu nos últimos dez anos. O uso de túneis que protegem a planta das chuvas, os sistemas de irrigação, fertirrigação e, principalmente, a introdução de novas variedades da fruta morango, contribuíram para a popularização do produto. Essas mudanças fizeram com que o morango produzido na região do Distrito Federal seja referência nacional.


27ª Festa do Morango


2/9 (sexta)

19h – Abertura oficial
21h – Concurso da Rainha do Morango

 

4/9 (domingo)
14h30 – Premiação do 12º Concurso de Receitas com Morango

 

10/9 (sábado)
14h30 – Excursão Experimental “Colha e Pague” em propriedade produtora

 

3 a 20/9
12º Encontro Técnico do Morango – dia especial e palestras técnicas

 

2 a 9/9
3ª Florabraz – Feira de Floricultura e Jardinagem de Brazlândia

 

9 a 11/9
27ª Exposição Agrícola de Brazlândia

 

Assessoria de Comunicação – Emater-DF 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br