Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/05/18 às 13h15 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Festa da Pamonha agita Cocalzinho

 

Emater-DF apoia a quarta edição do evento realizado pelos assentados da comunidade Fazendinha 

 

Mais de quatro mil pessoas compareceram à quarta edição da Festa da Pamonha, no projeto de assentamento Fazendinha, em Cocalzinho (GO), no último fim de semana (dias 5 e 6). A comunidade, que recebe atendimento da Emater-DF desde 2014, promoveu dois dias de comemorações pela colheita de milho. Moradores da cidade (que fica a cerca de 100km de Brasília), além de assentados e agricultores da região consumiram mais de cinco mil pamonhas de doce, de sal e apimentadas. O presidente da Emater-DF, Roberto Carneiro, compareceu ao evento.

 

O projeto de assentamento é um dos vários que recebe assistência técnica da Emater-DF em municípios goianos do Entorno do Distrito Federal por meio de um contrato com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Além de milho, a Fazendinha, que possui cerca de cem famílias, produz feijão, leite, maracujá, abóbora e mandioca — da qual se produzem também doces, farinha e polvilho. Todo esse alimento é comercializado em feiras de Cocalzinho, Distrito Federal (Ceasa, Mercado da Agricultura Familiar e Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE) e na Ceasa-GO em Anápolis.

 

De acordo com a gerente do escritório especial Noroeste (que atende aos assentamentos de Cocalzinho e Padre Bernardo), Keila de Souza, em breve os assentados terão acesso a crédito, como o Pronaf (Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar). “Com isso, estamos levando oportunidades de renda e crescimento a essas famílias”, observa a extensionista da Emater-DF.

 

A Festa da Pamonha deve entrar no calendário oficial do município de Cocalzinho a partir de 2019, fazendo com que o evento tenha recursos para melhorar e atrair mais participantes.

 

20180505 121128

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br