Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/03/19 às 16h44 - Atualizado em 8/03/19 às 16h50

Festa da Goiaba movimenta Brazlândia

Um dos destaques da produção agrícola de Brasília, a goiaba é o centro das atenções neste fim de semana na região de Brazlândia. Em parceria com a Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag) e a Administração Regional da cidade, a Emater-DF promove a 4ª Festa da Goiaba. Comercialização de produtos derivados da fruta, festival de gastronomia e um café da manhã com produtos à base de goiaba são os principais destaques da programação.

 

Com uma produção praticamente estável entre 2017 e 2018, por causa da crise hídrica, a expectavia do setor para este ano é de um aumento de aproximadamente 32% em relação ao ano passado. Atualmente, cerca de 90 produtores cultivam a goiaba em sistema convencional e orgânico em 318 hectares, numa cadeia produtiva que movimenta pouco mais de R$ 223 milhões por ano.

 

A produtividade da fruta no Distrito Federal está entre 30 e 40 toneladas por hectare, dependendo do nível de tecnificação. A safra ocorre entre fevereiro e abril, com uma safrinha que vai de setembro a novembro. As principais variedades são a pedro sato, para consumo in natura, e a paluma, mais voltada para a indústria. Duas novas cultivares — tailandesa e cortbel — também vêm sendo desenvolvidas na região.

 

A abertura oficial do evento será no sábado (9), às 9h30, com um café da manhã especial e um bolo de goiaba de 4 metros. O visitante pode visitar o Empório da Goiaba, onde serão comercializados vários produtos derivados da fruta — doces, geleias, licores, sucos, bolos e a tradicional goiabada cascão. Haverá também exposição e venda de flores e plantas ornamentais.

 

Encontro técnico — Como parte da programação da festa, produtores rurais de várias regiões do Distrito Federal participaram, na manhã desta sexta-feira (8), do Encontro Técnico da Goiaba. Durante o evento, extensionistas da Emater-DF debateram sobre regulagem de equipamentos para pulverização para controle de pragas na cultura da fruta. “Com esse evento, estamos capacitando os agricultores para que eles coloquem um produto cada vez mais seguro e saudável na mesa do brasiliense”, afirmou o gerente do escritório da empresa em Alexandre de Gusmão, Hélio Roberto Lopes.


Serviço
4ª Festa da Goiaba
Data: 8 a 10 de março (sexta a domingo)
Horário: de 19h às 22h (sexta); de 10h às 22h (sábado e domingo)
Local: Salão da Arcag – BR-080, km 13, Brazlândia-DF
Entrada franca

 

Informações
Assessoria de Comunicação – Emater-DF: (61) 3311-9337
Emater-DF / Brazlândia: (61) 3391-1553
Emater-DF / Alexandre de Gusmão: (61) 3540-1916

 

 

Programação:

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br