Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/05/13 às 12h04 - Atualizado em 29/10/18 às 10h45

Feiras de produtos orgânicos são atrativos na cidade

 

Alface, tomate, alho, frutas, mel, cogumelos, doces, molhos, sucos, leite, café e mais uma infinidade de produtos estavam disponíveis para comercialização na manhã deste domingo (27) no Parque Olhos D´água (Asa Norte). A feirinha faz parte das atividades de comemoração da XI Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos. A novidade foi aprovada pelos usuários.

 

A professora Gláucia Novaes, moradora da Asa Norte disse que adorou a feira e lamentou saber que é uma atividade pontual. “É uma pena que seja somente hoje, para nós é interessante fazer uma caminhada no Parque e já levar os produtos para preparar o almoço”.

 

No sábado (26) os usuários da Ceasa-DF também foram surpreendidos com a ação. Luiz Suzuki, produtor de café diz que ficou satisfeito com a atividade e que muitas pessoas puderam degustar o café, comprar e saber onde adquirir mais. Já a Oficina de gastronomia infantil, parceria com a Arca do Sabor, teve a participação de dez crianças que aprenderam a fazer um sanduíche diferente, o Wrap. De acordo com a chef Alessandra Brunt, existe a vontade de viabilizar pelo menos uma vez por mês a atividade cozinhando com criança.

 

Os agricultores familiares do Núcleo Rural Chapadinha, em Brazlândia, também ficaram felizes com a participação. Elas acabaram de receber o documento de Organização de Controle Social (OCS). É uma certificação expedida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que credita a relação de confiança estabelecida entre produtores e consumidores.

 

Feiras — No Distrito Federal existem mais de 120 pontos de comercialização entre feiras, lojas e redes de hipermercados. O mercado de orgânicos representa 2% da produção agropecuária no DF, sendo que nos últimos dez anos o número de propriedades de alimentos orgânicos no DF aumentou de 120 para 220, em 2013. Hoje a produção gera anualmente R$ 8 milhões para os produtores do setor.

 

Programação — Nesta segunda-feira (27) a UnB promove, no auditório da reitoria o Seminário Produção Orgânica: a UnB aceita os desafios. Na terça-feira (28), a Embrapa organiza o painel “Manejo da Mosca Branca: Resíduos Orgânicos em Sistemas Orgânicos de Produção”, no auditório do Cenargen. A programação se encerra na quinta-feira (29), quando a Associação Agroecológica (AGE) completa 25 anos de atividade, e compartilhará um pouco da experiência de mercado. E ao final do dia, um Café com prosa Orgânica no Empório Malunga na 315 norte. O objetivo das atividades é promover e incentivar o consumo dos produtos que devem ser cultivados em ambiente que considere a sustentabilidade social, ambiental e econômica e valorize a cultura das comunidades rurais. A agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos, hormônios, drogas veterinárias, adubos químicos, antibióticos ou transgênicos em qualquer fase da produção.

 

 

Elaine Carneiro
Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br