Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/09/16 às 15h01 - Atualizado em 29/10/18 às 11h39

Feira da Colônia promove integração entre urbano e rural

 

Visitantes puderam conhecer produção diversificada da região, que vai desde a produção de alimentos até criação de aves exóticas

 

A área rural da região de Planaltina é destaque pela diversidade de atividades, que vai além da produção de alimentos. Turismo rural, agroindústria, cultivo de plantas ornamentais, criação de aves exóticas são alguns exemplos de atividades, além da produção agrícola, que o público urbano pode conhecer no Circuito da Rajadinha, com visitas agendadas até 15 de novembro.

 

Para divulgação do Circuito, foi realizado nesse sábado e domingo (17 e 18) a terceira edição da Feira da Colônia, no Sítio Florida, na Colônia Agrícola Rajadinha I. O público visitante pode tomar um café da manhã rural e conferir exposições, venda de produtos rurais, oficinas, visitação às chácaras participantes do Circuito e apresentações.

 

Abadio Ribeiro de Andrade foi ao evento com a família e gostou da troca de informações com os agricultores. “Também tenho uma propriedade e quero montar um viveiro de orquídeas. Gostei muito da interação com os agricultores e da diversidade de produtos”, disse. Já Maria Tereza Afonso Branco é frequentadora assídua da Feira da Colônia. “Venho desde a primeira edição. O silêncio, a tranquilidade do campo e principalmente as plantas me trazem aqui. Sempre quando venho levo mais uma planta para casa”, conta.

 

Desenvolvimento rural

 

Para o presidente da Emater-DF, Argileu Martins, “a iniciativa viabiliza a melhora de renda no meio rural, encurtando a rota de comercialização, trazendo os consumidores para perto do produtor, e também despertando o espírito empreendedor dos agricultores”.

 

A representante da Associação de Desenvolvimento Comunitário da Rajadinha I, Lázara Brasileiro, destacou o trabalho da Emater para o desenvolvimento da comunidade. “Nós que estamos no dia a dia com vocês vemos como estão suando a camisa para o desenvolvimento desse projeto. Temos muito a agradecer.”, disse.

 

A gerente da unidade da Emater em Planaltina, Bruna Beleosoff, agradeceu aos parceiros do evento e à equipe da Emater. “Esse é um trabalho de turismo que está sendo desenvolvido há três anos na comunidade e, além do desenvolvimento econômico da região, tem incentivado melhorias nas chácaras para recepção dos visitantes”, conta.

 

Representando o secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, José Guilherme Leal, o Secretário Adjunto, Sebastião Márcio de Andrade, diz que “o Circuito já é algo consolidado. Começou com oito agricultores e hoje conta com 10 participantes. Como todo filho, demora um pouco a andar com as próprias pernas, mas vemos que tem um futuro promissor”.

 

DSCN3477

DSCN3586 1

DSCN3539

DSCN3578

DSCN3432

0909 rajadinhaaves

DSCN3381

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br