Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/08/18 às 12h10 - Atualizado em 29/10/18 às 12h19

Feira da Colônia abre temporada de visitas ao Circuito Rajadinha

 

Quem gosta de produtos orgânicos, pães caseiros, plantas ornamentais e frutíferas, entre outras coisas rurais, precisa conhecer a Feira da Colônia. Promovida pela Emater-DF, em parceria com os produtores da região, a exposição acontece nos dias 04 e 05 de agosto, no Sítio Florida, localizado em Planaltina-DF, e este ano marca a abertura da temporada de visitas ao Circuito Rajadinha.

 

A ideia da Feira da Colônia é apresentar aos visitantes os produtos que podem ser encontrados no circuito turístico, além de colocar o público em contato direto com quem produz. “Esse contato é interessante porque
o público pode tirar suas dúvidas e conhecer a procedência do que está comprando e também o produtor rural ganha, porque se sente valorizado”, afirma a extensionista rural da Emater-DF, Zaida Regina.

 

Quem deseja visitar a exposição pode começar o passeio pelo café da manhã Delícias da Roça, servido, de 7h30 às 11h, na Villa Garden. No espaço composto por cinco propriedades predomina o cultivo de plantas ornamentais e os panificados da produtora Aparecida Freiman. Já para quem prefere ir direto para a exposição, que acontece no Sítio Florida, além dos artesanatos, plantas e produtos orgânicos, tem opções de quitutes. A partir das 12h será servido o almoço no Restaurante Florida, no modelo self-service, por R$ 35,00 o quilo.

 

A programação também inclui um mini tour gratuito a algumas das propriedades do circuito e oficinas sobre como cuidar orquídeas, rosa do deserto e, para as crianças, oficina de argila. No domingo, a orquestra “Roda de Viola” se apresenta às 11h. Já na parte da tarde, às 16h30, haverá uma palestra sobre cervejas artesanais.

 

Como fazer sua horta orgânica

 

A chácara Vida e Luz promove no domingo (5), às 10h, a oficina de hortas orgânicas em pequenos espaços, hortas suspensas e composteira doméstica. “Essa oficina foi pensada para aquelas pessoas que se encantam com o que conhecem no circuito e querem montar também na sua casa”, explica Zaida Regina. Com mais de 20 anos de produção orgânica, José Pinheiro vai compartilhar sua experiência com os visitantes, em parceria com a Emater-DF e com a Thriade Consultoria.

 

O período de visitas ao Circuito Rajadinha vai de 4 de agosto a 18 de novembro e deve ser agendado diretamente com o agricultor proprietário da chácara a ser visitada. Para mais informações procure o escritório da Emater-DF em Planaltina.

 

5ª Feira da Colônia
Data: 4 e 5 de agosto (sábado e domingo)
Hora: de 8h às 17h
Local: Sítio Florida – Núcleo Rural Rajadinha I, em Planaltina-DF
Entrada gratuita
Programação completa e como chegar: www.emater.df.gov.br

 

 

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br