Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/03/15 às 10h25 - Atualizado em 29/10/18 às 11h23

Feira apresenta oportunidades ao produtor rural

 

Já é tradição: todo mês de maio, a capital federal se movimenta para a Agrobrasília, a maior feira de agronegócios do Centro-Oeste. O evento, realizado pelo GDF — por meio da Emater-DF, Secretaria de Agricultura e Ceasa-DF —, em parceria com a Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), reúne milhares de pessoas no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci (núcleo rural PAD-DF). Grande parte dos visitantes são os agricultores e trabalhadores rurais atendidos pela Emater-DF no Distrito Federal e no Entorno. Esse público é recebido no Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (Evaf). A Agrobrasília ocorrerá entre os dias 12 e 16 de maio.

 

Para este ano, a empresa preparou 13 circuitos, onde são apresentadas técnicas e tecnologias que podem ser adaptadas a pequenas propriedades — melhorando assim a produtividade e a renda do agricultor. Além dos já tradicionais circuitos da floricultura, olericultura (lavoura de hortaliças), fruticultura, agroecologia, leite e organizações sociais, o Evaf terá também os espaços da piscicultura, avicultura, tecnologias adaptadas, educação ambiental, crédito rural e apicultura. Ao todo, são 5 hectares (50 mil metros quadrados). Cerca de 80% do espaço já está pronto.

 

Nesta edição, uma novidade para os quatro mil agricultores esperados na feira é a redução do espaço de caminhada. “Os ônibus vão estacionar no início do primeiro circuito a ser visitado, o que vai trazer mais conforto ao público”, observa o coordenador do Evaf, Névio Guimarães. Ele acrescenta que o transporte interno na feira também deverá ser otimizado, melhorando ainda mais a mobilidade para o visitante que quiser conhecer todo o parque.

 

Tecnologias — No circuito das hortaliças, Névio ressalta a quantidade de técnicas e tecnologias de baixo custo adaptáveis a propriedades da agricultura familiar. “Na plantação de maracujá, por exemplo, apresentamos a estufa, a irrigação por gotejamento (que economiza água e energia), a sustentação das plantas por arames lisos e fitilhos, a cobertura dos canteiros com Mulching (plástico preto que evita contaminações) e vários outros itens que melhoram a produção”, aponta.

 

Serviço
Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (Evaf) – Agrobrasília
De 12 a 16 de maio, das 9h às 18h
Parque Tecnológico Ivaldo Cenci (BR-251, km 5)
Entrada franca

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br