Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/09/17 às 9h14 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Feira Agroecológica apresenta diversidade da produção familiar

 

Espaço no Congresso de Agroecologia reúne 80 estandes com produtos de todo o país, com destaque para os produtores atendidos pela Emater-DF

 

O agricultor Valdir Oliveira exibe um saquinho com pequenas raízes, parecidas com gengibre: “é açafrão”, explica, acrescentando que as duas são da mesma família. Este é apenas um dos produtos que ele comercializa no estande instalado na Feira Agroecológica, um dos destaques do 6º Congresso Latino-Americano de Agroecologia, 10º Congresso Brasileiro de Agroecologia e do 5º Seminário de Agroecologia do DF Entorno — eventos simultâenos que vão até a próxima sexta-feira (15) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Valdir, que há dez anos cultiva hortaliças em sistema agroflorestal na região rural de Ceilândia, é atendido pela Emater-DF e tem compartilhado sua experiência no encontro.

 

A feira possui 80 estandes, com expositores de várias partes do país. Desses, 26 são atendidos pela Emater-DF. Raízes, pães, biscoitos, frutas, verduras, legumes, artesanato, mel, doces, geleias, licores, cosméticos e uma infinidade de produtos, tudo desenvolvido em comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e de agricultura familiar. O espaço é aberto ao público.

 

Para a extensionista Sônia Cascelli, coordenadora do Programa de Agroindústrias da Emater-DF, a feira é uma boa oportunidade para o brasiliense conhecer a diversidade e o potencial da produção agrícola local. “Além de ser um canal a mais para escoar a produção, os agricultores podem trocar experiências e estabelecer contatos, o que enriquece muito o saber de cada um”, explica Sônia.

 

Valdir concorda: “conheci agricultores de outros estados que me apresentaram produtos bem interessantes. É sempre bom aprender mais”, conta o produtor.

 

1409 feira_agroecolgica
Sementes de açafrão podem ser encontradas no espaço aberto à visitação pública


Serviço

Feira Agroecológica
até 15/09 (sexta-feira)
de 9h às 17h
Centro de Convenções Ulysses Guimarães
acesso livre

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br