Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/02/19 às 11h00 - Atualizado em 7/02/19 às 11h16

Extensão rural e governo discutem formas de fortalecer atendimento a agricultores

 

Representantes da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) se reuniram, na última terça-feira (5) com o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Fernando Shwanke. O encontro aconteceu na sede da secretaria, em Brasília, e contou com a presença da presidente da Emater-DF, Denise Fonseca.

 

O secretário afirmou que o ministério pretende ampliar a base de atendimento das políticas públicas da agricultura. “Há um grande contingente de agricultores familiares que precisamos alcançar. Para isso, necessitamos do apoio dos governos estaduais e das prefeituras”, observou.

 

Fernando Shwanke disse que a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) passará por uma transformação. “A agência não vai funcionar apenas com recursos públicos. Teremos que planejar como que a ATER pública vai potencializar essa atividade”, afirmou o secretário.

 

O presidente da Asbraer, Luiz Hessmann, ponderou que as diretrizes da associação são condizentes com as apresentadas pelo ministério. “Não teremos dificuldade em trabalhar juntos, já que será fácil alinhar os propósitos do governo com as 27 associadas”, declarou.

 

Para a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, a aproximação institucional é importante para fortalecer as entidades de extensão rural. “Nosso objetivo é aperfeiçoar as ferramentas de atendimento ao agricultor, e toda parceria com órgãos do governo federal e governos estaduais é bem-vinda”, avaliou.

 

Além de Denise, participaram do encontro os presidentes da Emater-CE, Antônio Amorim; da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Jefferson de Carvalho; da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Luiz Hessmann; e representantes da Emater-MG, Claudio Bortolini; Emater-RO, Anderson Kuhl; Emater-RS, Lino Vargas Moura; e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Rogério Monteiro.

 

Texto e foto: Assessoria de Comunicação – Asbraer

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br