Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/04/14 às 10h42 - Atualizado em 29/10/18 às 11h18

Extensão rural do Distrito Federal é referência no País

 

“O que no DF já ocorre, como a universalização da Ater e a integração da extensão com a pesquisa, queremos que seja uma realidade em todo o Brasil. Trabalhamos para que se fortaleça a extensão rural pública e que ela chegue a todo o conjunto dos agricultores familiares e assentados do País”, disse o secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), em solenidade comemorativa dos 36 anos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater/DF), nesta segunda-feira (7), em Brasília.

 

“Para nós do MDA, a Emater/DF é uma vitrine, uma referência importante de trabalho. Esperamos que, com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), juntamente com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o saber acumulado de toda a extensão rural e os saberes dos produtores locais, tenhamos um grande plano nacional, de construção e compartilhamento de conhecimento, para que se possa unir pesquisa e extensão”, afirmou Bianchini.

 

“A Emater/DF tem no centro de sua estratégia, como método de gestão, a articulação entre as instituições de agricultura – estaduais, nacionais e internacionais – promovendo o desenvolvimento rural sustentável e a segurança alimentar, por meio da Ater”, observou o presidente da empresa no Distrito Federal, Marcelo Piccin.

A empresa, considerada referência entre as instituições de Ater do Brasil, recebeu, desde 2011, mais de 40 comitivas da América Latina e da África, em busca de informações e para ver de perto o trabalho desenvolvido em Ater no DF.

 

Em 2013, os projetos elaborados pela Emater para os agricultores familiares do Distrito Federal foram da ordem de R$ 30 milhões.

 

Evolução

 

No ano de 2011, o número de agricultores familiares com Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) era de quase mil no DF. Atualmente, mais de quatro mil agricultores possuem a DAP, documento que os identifica e dá acesso a políticas públicas federais, como os programas de compras públicas. Entre as famílias atendidas, 550 recebem assistência técnica para inclusão social pelo Plano Brasil Sem Miséria.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Ministério do Desenvolvimento Agrário

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br