Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/01/14 às 9h46 - Atualizado em 29/10/18 às 11h17

Experiência que deu certo

 

O Assentamento Rio Maranhão, no município de Planaltina de Goiás, possui 28 famílias que produzem principalmente mandioca, além de milho, abóbora e outras hortaliças. Instalada há pouco tempo na região, a comunidade recebe, desde 2011, atendimento da Emater-DF, por meio de um contrato com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Nesta quarta-feira (15), os agricultores do Rio Maranhão conheceram a Fazenda Larga, assentamento na região administrativa de Planaltina-DF. A visita foi organizada pela Emater-DF, por meio do escritório em Sobradinho.

 

Durante o encontro, o presidente da Associação dos Produtores da Fazenda Larga, Jair Francisco Pinto, mostrou aos visitantes as instalações da comunidade, suas principais atividades, organização e estrutura. O assentamento, que recebe assistência do escritório da Emater-DF no núcleo rural Pipiripau, vende sua produção em mercados e feiras, além de entregar para programas de compras públicas, como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

 

O Rio Maranhão já está formalmente implementando, porém ainda não possui infra-estrutura completa, além de enfrentar grande dificuldade no acesso, já que a estrada que liga a comunidade à cidade de Sobradinho está bastante danificada, o que prejudica não só o deslocamento dos moradores como o escoamento da produção. “Assim, a visita é importante para capacitar os produtores e formar lideranças, para que o trabalho possa se desenvolver melhor”, explica o engenheiro agrônomo Marcelo Ruas, da Emater – Sobradinho.

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br