Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/05/18 às 13h38 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Exemplo para a juventude

 

Em palestra sobre agregação de valor por meio da agroindústria, administradora de empresa rural assistida pela Emater-DF fala sobre a importância e o valor do trabalho no campo

 

Em 1988, a família Maldaner chegou a Brasília, onde se instalou no núcleo rural Jardim II (região administrativa do Paranoá). Dez anos mais tarde, começaram a produzir salames seguindo a tradição sulista de descendentes europeus. Com apoio da Emater-DF, montaram uma pequena agroindústria que foi a primeira a obter o registro com base na lei distrital que regulamenta o processamento artesanal de alimentos, em 2011. Hoje, a administradora de empresas Denise Maldaner, 28 anos, que era apenas uma criança quando tudo começou, se prepara para assumir o negócio. Ela falou sobre sua experiência para um grupo de jovens rurais em uma palestra no último sábado (19), durante a AgroBrasília. Cerca de 25 jovens participaram do evento.

 

Denise conta que em 2008, quando terminou o ensino médio, conseguiu uma bolsa do Programa Universidade Para Todos (ProUni) para estudar administração em Unaí (MG). Ao final do curso, voltou para a zona rural de Brasília, onde via oportunidades de crescimento profissional junto à empresa familiar. “O trabalho em família é bastante valorizado pelo consumidor, o que o transforma numa excelente oportunidade de carreira profissional”, explicou Denise.

 

Durante o relato, Denise destacou que a vida no campo é mais simples, a rotina, longe do stress urbano, é mais tranquila. “Junto da minha família tenho mais qualidade de vida, posso acompanhar de perto o desenvolvimento dos meus filhos e, ainda assim, é possível ganhar dinheiro com uma agroindústria bem estruturada e com uma boa gestão”, observou, após detalhar o funcionamento da empresa familiar. “Percebi que o prestígio está em ficar na zona rural”, concluiu a jovem.

 

A palestra, promovida pelo Programa de Juventude Rural da Emater-DF, contou ainda com um debate sobre o mercado de alimentos no Distrito Federal — promovido pelo gerente de Comercialização da empresa, Blaiton Carvalho —, e uma explanação sobre o panorama das agroindústrias em Brasíila, apresentado pela coordenadora do Programa de Agroindústrias, Sônia Cascelli.

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br