Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/11/17 às 13h21 - Atualizado em 29/10/18 às 11h43

Estudantes conhecem trabalho da Emater-DF nas compras institucionais

 

Alunos dos cursos de Agronomia, Veterinária e Engenharia Florestal da Universidade de Brasília participaram de palestra e visitaram o Banco de Alimentos da Ceasa

 

Com o objetivo de conhecer e entender o funcionamento dos programas de apoio à comercialização dos produtos da Agricultura Familiar, alunos da disciplina de Extensão Rural da Universidade de Brasília (UnB) participaram, nesta quarta-feira (8), de uma palestra no Escritório de Comercialização da Emater-DF. O grupo também visitou o Banco de Alimentos da Ceasa-DF, local que recebe as entregas dos agricultores e repassa às instituições atendidas pelos programas.

 

A extensionista rural da Emater-DF, Camila Braz, conduziu a palestra e explicou como funcionam na prática os programas de compras institucionais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa de Aquisição de Produtos da Agricultura Familiar (PAPA-DF) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

 

“Muitas vezes o agricultor produz, mas não tem essa experiência de comercialização”, disse Camila. “Por ser uma venda garantida, dá uma segurança para eles investirem na produção e aprender sobre a seleção do padrão de qualidade, planejamento da produção, emissão de documento fiscal, logística de entrega. Tudo isso é um aprendizado para mais tarde eles comercializarem no mercado privado”, explicou a extensionista.

 

A iniciativa de levar os alunos a conhecer essa política pública é de Solange Nogueira, professora de extensão rural na UnB. Para ela, a orientação dada para as compras institucionais é um bom exemplo de ação de extensão rural. “Essa ponte entre as instituições é importante para aproximar quem produz de quem recebe esse alimento”, afirma a professora.

 

Durante a visita, os alunos presenciaram o agricultor orgânico Antônio Pereira, do Incra 9, pesar e entregar os seus produtos no Banco de Alimentos da Ceasa-DF. “Gostei muito de conhecer esse programa na prática, saber como funciona e também ver o ponto de vista de quem trabalha com isso no dia-a-dia”, disse Lorena Xavier, aluna do oitavo semestre de engenharia florestal. Seu colega de turma Welington Conceição concorda. “Todo esse aprendizado foi importante para gente ter uma aproximação com o agricultor e assim apoiar a produção familiar, por meio desses programas”, disse o estudante.

 

Estudantes Unb_1

Camila Braz ministra palestra aos alunos da disciplina de Extensão Rural da UnB 

 

Estudantes Unb_3

Estudantes visitam o Banco de Alimentos da Ceasa para conhecer na prática o funcionamento

 

Estudantes Unb_4

Agricultor orgânico Antônio Pereira entrega seus produtos durante a visita dos alunos 

 

Diândria Daia

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br