Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/02/14 às 10h00 - Atualizado em 29/10/18 às 11h17

Estrangeiros conhecem experiência de êxito no DF

 

Na manhã dessa quarta-feira (5), duas comitivas conheceram os resultados do trabalho e extensão rural e das políticas públicas de compras governamentais no meio rural. No pré-assentamento Pequeno William, a comunidade e a equipe do escritório da Emater-DF em Planaltina prepararam uma recepção com uma exposição de artesanato e de produtos locais e contaram a história da comunidade.

 

Em 2013, 15 famílias comercializaram alface, couve, mostarda, beterraba, nabo e diversos outros produtos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Com a área comunitária de plantio, conseguimos comercializar entre R$ 60 mil a R$ 70 mil no ano passado. Com a mudança para nossas parcelas individuais, esperamos comercializar mais este ano”, contou o produtor Gaspar Martins de Araújo.

 

Um dos grupos também acompanhou a entrega de cestas de produtos orgânicos adquiridos pelo Programa de Aquisição da Produção da Agricultura (PAPA-DF), no banco de alimentos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest). Lá, conheceram o passo-a-passo do programa e a história do grupo de mulheres que fornecem alimentos por meio da Associação dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar do Assentamento Chapadinha (Astraf-DF).

 

Seminário — A comitiva era formada por representantes de nove países da América Latina: Bolívia, Colômbia, Paraguai, Peru, Equador, Nicarágua, El Salvador, Honduras e Guatemala. Os visitantes participaram do seminário que comemorou os dez anos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), por meio do qual o governo compra alimentos da agricultura familiar e repassa a entidades socio-assistenciais.

 

O governo federal mantém um projeto de cooperação internacional, que promove intercâmbios entre os países latino-americanos para trocar experiências sobre as políticas públicas que têm reduzido a fome e a miséria. Atualmente, o Brasil é referência internacional nesse tema, graças aos resultados satisfatórios obtidos.

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br