Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/11/16 às 11h51 - Atualizado em 29/10/18 às 11h39

Espaço privilegiado

 

Empório Lago Oeste, próximo ao Balão do Colorado, é uma boa alternativa de feira para os moradores de Sobradinho, Taquari, Grande Colorado e Planaltina

 

Um espaço privilegiado, arejado, com boa iluminação, ótima estrutura, acessibilidade e às margens de uma rodovia movimentada: esse é o Empório Lago Oeste, que funciona de quinta a domingo e oferece ao consumidor brasiliense — especialmente o morador de Sobradinho, Grande Colorado, Taquari, Planaltina e Lago Oeste — o melhor da produção agrícola local. A feira, que foi reinaugurada em outubro deste ano, tem atraído cada vez mais clientes.

 

O empório é administrado pela Associação dos Produtores do Núcleo Rural Lago Oeste (Asproeste). No local, o consumidor pode encontrar frutas, verduras e legumes orgânicos, flores e plantas ornamentais, queijos, ovos, doces, defumados, temperos, biscoitos, pães, licores, mel, geleias e produtos artesanais, como móveis e decoração.

 

Para a servidora pública aposentada Úrsula Matias, moradora do condomínio Império dos Nobres (Sobradinho), o empório é ideal para a feira semanal. “Aqui eu encontro de tudo que preciso, com preços melhores que os das redes de supermercados. Venho todos os sábados”, conta. Úrsula acrescenta que, por funcionar às quintas e sextas no final da tarde, o espaço é uma boa alternativa para quem está voltando para casa. “A pessoa pode parar e comprar o que a família está precisando, ao contrário da maioria das feiras, que só funciona de manhã”, observa.

 

Já o produtor Adriano Machado, que comercializa nhoque fabricado em sua propriedade no Lago Oeste, entende que a feira é também um espaço de interação. “Aqui, as pessoas vêm para se conhecer, conversar, trocar ideias e informações. A estrutura melhorou bastante e tenho vendido bem, pois o espaço é bem localizado”, comemora.

 

1411 emprio_lago_oeste
Hortifrutigranjeiros direto do produtor são encontrados a preços melhores

Obra — Após ser destruído por um incêndio em 2012, o empório foi reconstruído e reinaugurado em outubro deste ano, com nova estrutura. A obra recebeu recursos da Fundação Banco do Brasil (FBB) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) — um total de R$ 540 mil. O espaço de 480m² conta com 21 boxes, estacionamento amplo, lanchonetes, banheiros limpos e rampas em conformidade com os padrões de acessibilidade.

 

O espaço também reflete o esforço da Emater-DF em promover o associativismo na economia rural de Brasília. Além da Asproeste, o empório abriga produtores da Associação de Agricultura Familiar da Chapadinha (Astraf); Associação dos Produtores Familiares Agroecológicos do DF e Entorno (Asfag); Associação dos Artesãos e Culinaristas de Sobradinho; Associação Agro-Orgânica do DF; Associação dos Produtores do Jardim; e Cooperativa de Produtores Orgânicos do DF (Cooperorg) — todas recebem assistência e consultoria da Emater-DF.

 

Concerto — Para tornar o ambiente ainda mais agradável, a orquestra Roda de Viola se apresentará no próximo sábado (19), às 10h, no Empório Lago Oeste. O grupo, que recentemente completou cinco anos de atividades, já se apresentou em diversos eventos públicos como a terceira edição do FestFlor Brasil (2013), a Feira da Colônia, na Rajadinha (2014 e 2015), o Encontro de Violeiros de Brazlândia (2013), o Encontro de Folia de Reis do DF e Entorno (2013 e 2015), dentre outros. O repertório da orquestra é formado por clássicos do cancioneiro caipira.

 

1411 emprio_lago_oeste_acessibilidade
Obra foi feita seguindo os padrões de acessibilidade

 

Serviço
Empório Lago Oeste
Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA, DF-003), km 0,4 – próximo ao Balão do Colorado, Setor Taquari
Quintas e sextas: de 16h às 21h
Sábados: 8h às 15h
Domingos: 8h às 13h


Concerto – Orquestra Roda de Viola
19/11 (sábado), 10h
acesso livre

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br