Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/06/20 às 12h33 - Atualizado em 17/06/20 às 12h33

Espaço da Agricultura Familiar na AgroBrasília recebe novo piso; este ano, feira será virtual

Trabalhadores aplicam o piso na área do galpão das Organizações Sociais, na AgroBrasília

 

Começou nessa terça-feira (16), a montagem de um piso fixo na área do galpão das Organizações Sociais, no Espaço da Agricultura Familiar, no Parque Ivaldo Cenci, onde ocorre anualmente a Feira AgroBrasília. Sob a administração da Emater-DF, o galpão abriga os produtos para comercialização de produtos artesanais e de agroindústrias, fabricados por agricultores organizados em associações ou cooperativas.

 

Cancelada devido à pandemia do coronavírus, a edição presencial da feira neste ano será substituída pela AgroBrasília Digital, que ocorre entre os dias 6 e 10 de julho, no site https://digital.agrobrasilia.com.br/.

 

Mesmo sem o evento presencial, o Espaço da Agricultura Familiar recebe constantes cuidados. “Montamos na recepção 400 metros quadrados e começamos a montagem dos 800 metros quadrados do piso das Organizações Sociais” explica Névio Guimarães, coordenador-geral do espaço.

 

Guimarães explica que existe para o espaço um calendário de atividades que não acontece só durante a feira. “Temos fruteiras, galinhas, flores e outras áreas que a gente acompanha o ano todo, principalmente com o manejo constante”, explica o coordenador do espaço. “Quando chega a feira, a gente monta os 12 circuitos para apresentação ao público”, completa.

 

Assim, após estudos das áreas envolvidas, foi destinado para esse ano a implantação do piso fixo, tipo paralelepípedo, também chamado de piso intertravado. “A cada ano vamos estudando e buscando alternativas de baratear o evento. Nesse momento é só o piso, não vamos ainda fazer nenhuma construção em cima dele”, explica Guimarães.

 

Detalhe da área onde está sendo instalado o piso no Espaço da Agricultura Familiar, na AgroBrasília

 

“Escolhemos esse modelo porque, já na primeira edição, o custo se paga e caso a gente no futuro precise aproveitar o piso em outro lugar, é possível tirar ele de lá e aplicar em outra área” explica.

 

AgroBrasília Digital

Para a edição virtual da AgroBrasília, que será transmitida nos dias 6 a 10 de julho, a Secretaria de Agricultura, Emater e Ceasa-DF terão um espaço virtual para apresentar suas ações para a agropecuária do Distrito Federal. Serão lives, cursos e vídeos mostrando o resultado de plantios no Espaço da Agricultura Familiar, tecnologias aplicadas e outras informações.

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br