Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/05/16 às 15h19 - Atualizado em 29/10/18 às 11h37

Esforço conjunto por uma agricultura sustentável

 

Dirigentes do Sistema Público da Agricultura receberam, na manhã desta quarta-feira (11), diretores da Universidad Autonoma de Nariño, província da Colômbia. Durante a reunião, foram apresentadas algumas das políticas agrícolas do Brasil e do Distrito Federal, além de propostas de parcerias entre os órgãos dos dois países para troca de conhecimentos e experiências de desenvolvimento rural. O encontro aconteceu na AgroBrasília, onde os representantes do país vizinho conheceram de perto o Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (Evaf), coordenado pela Emater-DF.

 

O secretário de Agricultura do Distrito Federal, José Guilherme Leal, explicou que a integração do sistema — em que a secretaria, a Emater-DF e a Ceasa se unem para planejar e executar as políticas públicas do campo — é fundamental para que a atividade seja próspera. “Com os três órgãos agindo juntos, conseguimos alcançar bons resultados na nossa produção, que é bastante diversificada”, ponderou o secretário, acrescentando que o Distrito Federal tem bastante interesse em aprender mais com os colombianos sobre a produção de flores.

 

Para o presidente da Emater-DF, Argileu Martins, é preciso pensar num modelo de desenvolvimento sustentável para a região colombiana. “Podemos formalizar uma cooperação técnica para promover a agricultura de forma a não gerar um passivo ambiental”, observou. Argileu lembrou que a atividade agrícola no DF é fundamentada em três pilares: capital (políticas de crédito e investimento), organização dos produtores e gestão do conhecimento.

 

Segundo o consultor Nelson Lopes, da universidade colombiana, o Brasil progrediu bastante na implementação de políticas públicas para a agricultura. “O governo do nosso país enxerga a região de Nariño como uma potencial fronteira agrícola e um promissor polo de desenvolvimento. Como a vegetação e clima são muito semelhantes aos do cerrado brasileiro, entendemos que as experiências brasileiras serão bastante úteis para nós”, ponderou. O diretor da universidade, Doryan Colunge, acrescentou que a instituição pretende organizar um seminário na cidade de Villavicêncio, na Colômbia, para que os dois países vizinhos, além de outras nações latino-americanas possam aprofundar o debate sobre desenvolvimento rural.

 

Também participaram do encontro a analista financeira da Universidad Autónoma de Nariño, Paola Garcia, o diretor-executivo da Emater-DF, Rodrigo Marques, e o assessor internacional da empresa, Luiz Rocha.

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br