Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/11/15 às 16h14 - Atualizado em 29/10/18 às 11h35

Esforço conjunto pelo turismo rural

 

O Circuito Rajadinha recebeu, no último domingo (8), a visita de 25 estudantes do curso de Turismo da Universidade de Brasília (UnB). Localizado na Colônia Agrícola Rajadinha I (região administrativa de Planaltina), o circuito é uma iniciativa da Emater-DF, junto com os produtores rurais da região, que viram no turismo rural uma oportunidade de aumentar a renda e dar visibilidade à área rural. A visita técnica dos estudantes é fruto de uma parceria entre a universidade e a empresa que contribui para o desenvolvimento da região e enriquece o currículo do curso.

 

Durante a visita, os estudantes entrevistaram cinco produtores que participam do projeto. Foram aplicados questionários que os alunos deverão avaliar para fazer um diagnóstico do circuito, levantando as potencialidades e dificuldades. De acordo com a turismóloga Zaida Regina da Silva, do escritório da Emater-DF em Planaltina, esse trabalho é importante para que os produtores possam fazer um planejamento estratégico de suas atividades. “Ideias novas são sempre bem-vindas e podem enriquecer o trabalho da Emater na região e a experiência dos agricultores”, observa.

 

Para o professor adjunto do Centro de Excelência em Turismo da UnB, João Paulo Faria Tasso, a parceria entre as duas instituições é positiva para todos. “Enquanto a Emater-DF oferece uma experiência prática, nós contribuímos com a estrutura teórica. Os estudantes precisam dessa vivência para enriquecer seus currículos, enquanto os produtores podem se valer do conhecimento para somar em suas atividades, o que pode resultar em melhorias socioeconômicas para a região”, acredita.

 

Implantado em 2014 pela Emater-DF em conjunto com 10 produtores rurais da região, o Circuito Rajadinha conta com um roteiro que inclui flores e plantas ornamentais, cultivo de hortaliças orgânicas, café colonial, artesanato, dentre outras atrações.

 

 

Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br