Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/10/19 às 17h06 - Atualizado em 7/10/19 às 13h25

Entidades discutem soluções para cadeia produtiva do leite no DF

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, fala na abertura do simpósio sobre produção de leite

 

A Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-DF) realizou, na tarde desta quinta-feira (3), o Simpósio da Cadeia Produtiva de Leite. O objetivo do evento foi discutir o mercado, a produção no Distrito Federal e alternativas para o enfrentamento das dificuldades pelas quais passam os pequenos e médios produtores.

 

Na abertura do evento, o presidente da Fape-DF, Fernando Ribeiro, destacou a necessidade de discutir a cadeia produtiva do leite em busca de soluções para os produtores. “Sabemos que com pouco a gente consegue fazer muito. Em uma área pequena, dá para ter boa produtividade”, afirmou.

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, apontou que um dos desafios é manter os pequenos e médios produtores no mercado. “A empresa tem grande interesse em contribuir para a promoção do desenvolvimento do setor.”  Denise também ressaltou que a pecuária leiteira é uma boa oportunidade para acelerar o crescimento econômico do Distrito Federal e Entorno, de forma sustentável e harmônica com o meio ambiente. Para ela, os investimentos no setor refletem positivamente em outras áreas da economia ligadas à produção de leite, além de gerar emprego e renda.

 

Para o secretário de Agricultura do DF, Dilson Resende, a atuação conjunta dos órgãos é uma importante ferramenta para promoção de políticas públicas para o setor. O diretor de Estruturação Produtiva do Ministério da Agricultura, Avay Miranda Júnior, ressaltou que Brasília precisa se tornar uma vitrine no ramo.

 

Durante o simpósio, a extensionista da Emater-DF Camila Braz deu um panorama do setor no Distrito Federal, que tem sofrido retração nos últimos anos e ressaltou a falta de investimentos e de políticas públicas voltadas para área.

 

Organizado pela Fape-DF, o evento contou a presença de representantes da Seagri-DF, Embrapa, Sebrae, Universidade de Brasília (UnB), do Sistema OCDF, do Ministério da Agricultura e do Senar.

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br