Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/06/19 às 2h25 - Atualizado em 3/06/19 às 15h12

Entidades assistenciais aprendem a combater desperdício em curso no Banco de Alimentos

 

Economista doméstica da Emater-DF durante preparo de torta no Banco de Alimentos da Ceasa

 

Como forma de combater o desperdício de alimentos, nutricionistas e cozinheiros de entidades socioassistenciais atendidas pelo Banco de Alimentos da Ceasa-DF realizaram um curso de tortas salgadas com aproveitamento integral dos produtos usados nas receitas. Eles utilizaram talos, sementes, folhas, cascas e entrecascas de diversos vegetais no preparo das tortas. A iniciativa, realizada na quarta-feira (29), teve apoio da Emater-DF, da Secretaria de Agricultura e da Ceasa, entidades que compõem o Sistema Agricultura do DF.

 

Emater-DF e chef Francisco Ansiliero preparam receitas na Semana do Alimento Orgânico
Veja como preparar macarrão ao molho pesto com planta não convencional ora-pro-nóbis

 

De acordo com a extensionista Ana Paula Nery Rosado, economista doméstica e instrutora do Centro de Capacitação Tecnológica e Rural da Emater-DF, o objetivo do curso foi levar mais conhecimento sobre o aproveitamento dos produtos doados pelo Banco de Alimentos da Ceasa às entidades, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Desperdício Zero (PDZ).

 

Atualmente, 132 instituições são atendidas, alcançando 32 mil pessoas semanalmente. “Nas cascas, folhas e talos que são jogados no lixo há uma alta concentração de nutrientes que a gente desperdiça, muitas vezes por não saber como aproveitar de forma adequada. Com esse curso, a gente reduz o desperdício e oferece variedade, por meio de pratos diferenciados e com valor nutricional maior para essas pessoas que vão se alimentar dele, que geralmente são adolescentes, crianças e idosos”, explicou Ana Paula.

 

Tortas preparadas com aproveitamento integral de alimentos no curso promovido pela Emater-DF

 

Participante do evento pela primeira vez, Rosinalva da Silva, do Centro Social de Formação, que atende crianças de 6 a 14 anos, afirmou que aprendeu a usar partes que antes iam para o lixo. “Eu nem sabia que podia aproveitar tanta coisa, como a casca do chuchu, por exemplo. Na verdade, não sabia nem como podia ser aproveitado. Gostei tanto do resultado que essa semana ainda vou fazer para os meninos”, afirmou.

 

Rosinalva acrescentou que, no caso da Centro Social de Formação em que trabalha, é importante aproveitar tudo que for possível do alimento. “Por ser uma instituição carente, a gente tem que estar sempre aproveitando tudo e não pode desperdiçar nada”, disse.

 

Também pela primeira vez no curso, Edna Regina de Oliveira, da Casa da Criança Batuíra, destacou a importância de saber usar os mesmos ingredientes para produção de cardápios variados. “Eu estou encantada. Para a gente, que tem que estar reinventando para crianças e adolescentes, isso é ótimo. Não tem desperdício na cozinha e a gente aproveita tudo, da casca à semente”, afirmou.

 

Os participantes aprenderam a fazer focaccia com antepasto de berinjela, torta cremosa com casca de abóbora, escondidinho nutritivo com chuchu e espinafre, torta caipira, cupcake de vegetais, torta de pão amanhecido, assado da casca de chuchu, empadão com frango, repolho, talos e folhas.

 

Integrantes do curso com a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Luciana Dias

 

Durante o evento, a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Social, Luciana Carvalho Dias, esteve no Banco de Alimentos conhecendo a estrutura e todo o trabalho desenvolvido no local, acompanhada da diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Ceasa-DF, Lidiane de Matos.

 

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br