Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/06/14 às 11h57 - Atualizado em 29/10/18 às 11h18

Encontro reúne produtores de maracujá

 

O núcleo rural Pipiripau, na região administrativa de Planaltina, se destaca pela alta produtividade de maracujá. Para estimular o debate, a troca de experiências e informações sobre a produção, cultivo e comercialização da fruta, a Emater-DF realizou, na última quarta-feira (4), o 6º Encontro Regional dos Produtores de Maracujá. Aproximadamente 400 pessoas participaram do evento, na sede do núcleo rural.

 

Segundo o gerente da Emater-DF no Pipiripau, Geraldo Magela Gontijo, o evento surgiu de um sonho. “Em 2009, reunimos 70 pessoas. A cada ano, o encontro cresce e temos certeza de que todos saem daqui com o dia ganho, com mais informação e conhecimento que pode ser aplicado em suas propriedades”, comemorou.

 

Boas práticas — Durante o encontro, a Emater-DF premiou as propriedades que participaram do concurso de Boas Práticas Agrícolas. Produtores de hortaliças e frutas da região se inscreveram. A comissão julgadora, composta por servidores da Emater-DF e da Secretaria de Agricultura, visitou as chácaras, avaliando 63 itens divididos em 16 grupos.

 

De acordo com Magela, o trabalho com boas práticas envolve todos os aspectos da produção. “Isso incentiva o produtor a promover melhoras na propriedade, o que reflete diretamente na qualidade do alimento que chega à mesa do consumidor”, avalia. Como exemplo, o gerente da Emater-DF no Pipiripau lembra que, no primeiro ano do concurso, o primeiro colocado alcançou 72% dos pontos; nesta edição, o campeão atingiu 92%. “Isso demonstra o empenho do produtor em buscar melhorias a cada ano”, aponta Magela, acrescentando que todos os participantes recebem um relatório detalhado com os itens que podem ser melhorados.

 

Educação — Durante o encontro, estudantes das 7ª e 8ª séries do Centro de Ensino Fundamental do Pipiripau participaram de uma oficina para confecção de sabonetes de maracujá. O curso foi ministrado pela extensionista Vera Oni, da Emater – Pipiripau. Segundo a supervisora pedagógica da escola, Susana Branco Ribeiro, a atividade incentiva nos alunos o espírito empreendedor. “A Emater é uma grande parceira nossa na educação dos adolescentes da comunidade”, afirmou a professora.

 

Ganhadores – Concurso de Boas Práticas Agrícolas

 

1º: Vicente de Paulo Zandonade – 92,3%
núcleo rural Pipiripau

2º: Luiz Carlos Cardoso – 88,9%
núcleo rural Pipiripau

 

3º: Zaqueu Gomes Barbosa – 85,7%
Fazenda Larga

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br