Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/10/17 às 11h21 - Atualizado em 29/10/18 às 11h43

Encontro apresenta tecnologias para produção de hortaliças folhosas

 

Transplantadeira de pequeno porte foi o alvo das atenções na parte de máquinas agrícolas

 

O Núcleo Rural Vargem Bonita recebeu, no último sábado (28), o 2º Encontro Técnico de Produtores de Hortaliças Folhosas do Distrito Federal, realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) com o apoio de empresas parceiras. Cerca de 140 pessoas participaram do evento, em formato de dia de campo, e puderam conhecer inovações que possibilitam aos agricultores alta qualidade e produtividade.

 

O presidente da Emater-DF, José Guilherme Leal, esteve presente no encontro técnico. “A produção de folhosas é uma atividade altamente relevante para a nossa região, portanto é necessário o aperfeiçoamento da tecnologia para garantir uma produção alta e rentável”, disse.

 

Entre as novidades, as máquinas de pequeno porte chamaram bastante atenção. Do preparo do solo ao plantio, as inovações possibilitam ao agricultor ganhar tempo e reduzir os gastos com mão de obra. Os participantes também foram orientados quanto às vantagens do cultivo protegido. O exemplo apresentado foi o túnel de sete metros de altura que, além de proteger o plantio das chuvas, a altura facilita o manejo e a colheita.

 

Segundo a extensionista e engenheira agrônoma da Emater-DF, Adriana Nascimento, a cada dia o agricultor tem sido mais cobrado de oferecer produtos de alta qualidade, de forma sustentável e preços acessíveis. Para isso, o uso de tecnologias é o caminho. “A produção de folhosas com o uso de tecnologias pode ter um custo mais alto no início, mas tem potencial de alto retorno financeiro, porque são produtos de fácil comercialização”, explica a extensionista.

 

Encontro folhosas2

Participantes assistem performance de máquinas agrícolas

 

Encontro folhosas3

Encontro técnico mostra vantagens do cultivo protegido

 

Encontro folhosas4

Emater-DF ofereceu café da manhã e almoço para participantes do encontro

 

Diândria Daia

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br