Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/03/17 às 11h48 - Atualizado em 29/10/18 às 11h40

Emater promove encontro de mulheres rurais

 

Objetivo foi proporcionar momentos de lazer, educação ambiental e de diálogo para melhoria das comunidades

 

Esta sexta-feira (31) foi um dia especial para um grupo de 22 mulheres dos núcleos rurais Rio Preto e São José. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) organizou um encontro no Parque Nacional de Brasília (Água Mineral) com objetivo de fortalecer os grupos de mulheres, falar sobre educação ambiental e dialogar sobre melhorias e ações para suas comunidades.

 

Para a agricultora Lena Gomes, eventos como esse ajudam as mulheres a se conhecerem melhor. “Nós queremos ter um grupo unido para que possamos, juntas, levar cursos e outras melhorias para o núcleo rural”, conta.

 

Zuila Carlos Ito, do núcleo rural Rio Preto, acredita que atividades como essa contribuiem para a qualidade de vida de quem vive no campo. “É muito difícil sair da propriedade. Sempre há o que plantar e colher e não podemos deixar a chácara sozinha. É bom ter um tempo para descansar e fortalecer as amizades”, disse.

 

A Extensionista rural da Emater-DF, Regina Lúcia da Cunha Lima, realizou uma dinâmica para que as mulheres pensassem no que há de bom onde moram, o que precisa melhorar e o que necessitam fazer para alcançar o que desejam. “Faz parte do nosso trabalho utilizar metodologias que empoderem o agricultor. Elas é que precisam refletir sobre o que melhorar e como podem se mobilizar para que o que desejam aconteça. Elas podem formar grupos de trabalho, definir responsáveis por cada tema a ser tratado na comunidade”, explica.

 

Segundo Zuila, a união das mulheres é importante para que levem melhorias em diversas áreas, como saúde, educação, lazer e segurança. “Esse nosso grupo já têm dado resultados. Com a ajuda da Emater, conseguimos um professor de educação física para realizar atividades para a comunidade com preço simbólico. O nosso foco são atividades para pessoas que têm hipertensão ou diabetes”, conta Zuila.

 

O grupo de mulheres dessas regiões foi fortalecido graças ao Encontro Distrital de Mulheres Rurais, realizado em outubro de 2016 pela Emater. Segundo Regina, o objetivo é realizar mais atividades ao longo do ano.

 

3103 aguamireal

3103 encontro_mulheres

31.03encontro agua_mineral

WhatsApp Image_2017-03-31_at_10.41.59

WhatsApp Image_2017-03-31_at_10.42.01

 

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br