Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/04/13 às 11h39 - Atualizado em 29/10/18 às 10h45

Emater promove curso de artesanato

 

O taquari é uma espécie de bambu nativo do cerrado, muito usado para confeccionar espetinhos de churrasco. Algumas comunidades rurais do Distrito Federal e Entorno utilizam essa madeira para aumentar a renda. Atenta a isso, a Emater-DF, por meio do escritório de Assentamentos, está promovendo um curso para melhor aproveitamento do taquari, que pode ser utilizado também como matéria prima para artesanato. As aulas começaram nesta terça-feira (16) e acontecem no assentamento Cigano, no município de Água Fria (GO). Cerca de 20 agricultores da região estão participando do curso.

 

De acordo com o extensionista rural Fábio Costa, do escritório da Emater-DF – Assentamentos, o artesanato é uma opção sustentável de obtenção de lucro, principalmente para agricultores de renda menor. “A atividade tem custo zero, já que se trata de extrativismo. E o retorno é alto, porque o artesanato rural é bastante valorizado no Distrito Federal”, observa. Agricultores dos assentamentos Cigano, Filhos da Terra e União Flor da Serra estão sendo capacitados.

 

Para ministrar o curso, a Emater-DF convidou o artesão João Gomes, instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-DF). Além dos espetinhos, João vê a possibilidade de construir vários objetos com o taquari. “Podemos trabalhar com aparadores de panela, arandelas, cortinas e bijuterias, como brincos, colares e chaveiros”, explica. Natural do Ceará, João está em Brasília desde a década de 1970 e já deu vários cursos sobre a fibra da bananeira. “O cerrado tem muito a nos ensinar”, comenta.

 

Assentamentos — O assentamento Cigano é uma das 11 comunidades rurais atendidas pela Emater-DF no Entorno do Distrito Federal. Em 2011, a empresa venceu chamada pública do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e passou a atender essa população, localizada em três municípios da região — Planaltina de Goiás, Água Fria e Padre Bernardo. O convênio com o Incra foi renovado em 2012 e pode ser prorrogado por mais três anos.

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br