Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/11/14 às 9h58 - Atualizado em 29/10/18 às 11h23

Emater participa de audiência pública sobre agrotóxicos

 

Presente no dia a dia das famílias rurais, a Emater-DF executa o papel de instituição educadora para a prevenção de intoxicações e doenças provenientes do uso de agrotóxicos nas propriedades rurais. Dessa forma, a empresa participou, nesta quarta-feira (27), de uma audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.

 

O objetivo foi reunir diversas instituições e representantes da sociedade para discutir o uso de agrotóxicos na agricultura e seus efeitos sobre os trabalhadores rurais e consumidores de produtos agropecuários.

 

Segundo o presidente da Emater-DF, Marcelo Piccin, hoje o principal problema de agrotóxicos é a intoxicação pelo uso indiscriminado. Dados apresentados durante a audiência mostraram que pelo menos cinco milhões de agricultores do País utilizam insumos químicos.

 

“Há pelo menos três principais pontos a serem melhor discutidos e solucionados. O primeiro diz respeito ao uso, no Brasil, de produtos proibidos nos países de origem. Outro sobre o papel da extensão rural na educação e conscientização dos produtores sobre o uso adequado dos insumos, com momentos de capacitação e sensibilização para o uso dos equipamentos de proteção e do receituário agronômico. Por último, criar estímulos para a transição para uma agricultura menos dependente de agrotóxicos e a imposição de mais restrições”, disse Piccin.

 

Participaram da audiência, requerida pelo deputado Zé Silva (SD/MG), representantes do Ministério da Agricultura, Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, do Conselho Federal de Medicina e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.

 

O conteúdo da audiência pública e das apresentações estarão disponíveis no site:
http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/capadr/audiencias-publicas/audiencias-publicas-2014/audiencias-publicas-2014

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br