Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/02/20 às 14h40 - Atualizado em 12/02/20 às 15h04

Emater e Ceasa apostam em parceria no programa Ceasa nas Escolas

O encontro ocorreu na sede da Emater-DF, na tarde desta terça-feira (11)

 

Com objetivo de promover hábitos alimentares saudáveis e mostrar a relevância da Ceasa-DF na comercialização, a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, se reuniu com o presidente da Ceasa, Onélio Teles, e com a presidente da Associação de Empresários da Ceasa-DF (Assucena), Regiany Verbena. Os dirigentes discutiram o projeto “Ceasa nas Escolas, Escolas na Ceasa” e a participação da Emater-DF na proposta, com intuito abranger as possibilidades de conscientização da sociedade sobre a agricultura do DF.

 

Maior entreposto do DF, Ceasa atrai 8 mil clientes todos os sábados

Emater-DF participa de entregas da Ceasa em evento com o governador

 

“A participação da Emater é fundamental para demonstrar a origem dos alimentos e a importância nutricional de cada um deles para as crianças. A ideia é a de que a equipe nutricional da empresa contribua, também, com oficina de gastronomia infantil, visando introduzir uma alimentação saudável de forma divertida. Uma empresa como a Emater-DF, que prioriza o desenvolvimento rural e a segurança alimentar, não poderia ficar de fora desse projeto tão grandioso”, ressaltou o presidente da Ceasa-DF.

 

Idealizadora do projeto, Regiany enfatizou que um dos propósitos é trazer a sociedade para dentro da agricultura e expor os benefícios de uma alimentação saudável, com aproveitamento integral dos alimentos. O Ceasa nas Escolas começou em escolas particulares, mas o projeto expandirá para escolas públicas, atendendo a pedido do governador Ibaneis Rocha, conforme explicou a presidente da Assucena.

 

“A Emater tem total interesse em fazer parte do projeto, contribuir com o propósito da introdução de uma alimentação saudável na infância, com a conscientização dos pais e com informações importantes sobre a rica agricultura que temos aqui no Distrito Federal. É uma honra fazer parte. A ideia é sempre juntar esforços para o bem comum”, ressaltou a presidente da Emater.

 

O diretor-executivo da Emater-DF em exercício, Rodrigo Teixeira, que também participou do encontro, afirmou que a empresa pode contribuir oferecendo oficinas gastronômicas e também capacitação aos professores das escolas. “Podemos trabalhar temas como agricultura e hortas escolares, formando multiplicadores de informações essenciais para uma mudança de hábitos”, observou.

 

Próximos passos do projeto

No próximo mês, pelo menos 180 crianças vão participar do projeto nos dias 9, 16 e 23 de março, das 8h30 às 11h30. Ao final, o aluno receberá um certificado. Nesses dias, os estudantes passarão por um tour guiado na Ceasa, passando pelo Mercado Livre do Produtor (Pedra), pelo Banco de Alimentos e, em seguida, ao Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural da Emater-DF (Centrer).

 

O projeto é voltado para crianças de 8 a 12 anos. “Com um voucher que será dado ao aluno que mais interagir e acertar questões alimentares que forem levantadas, os pais poderão ir à Ceasa e trocar por uma cesta de alimentos. Neste caso, além de promover maior conhecimento sobre os produtos e produtores que vendem na Ceasa, incentivamos a visita de pessoas que nunca vieram para fomentar o varejão”, destacou Regiany.

 

O Ceasa nas Escolas também prevê a desmistificação do descarte de cascas, talos e sementes, apresentando formas de fazer com que as pessoas busquem o aproveitamento integral dos alimentos.  A conscientização na separação dos lixos para a compostagem dos resíduos orgânicos e a proposta de levar mudas para as escolas, como forma de ensinar às crianças de onde vem as frutas e verduras, estão entre as propostas.

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br