Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/05/13 às 11h50 - Atualizado em 29/10/18 às 10h45

Emater discute produção orgânica animal

 

Para alinhar as políticas públicas, ensino, pesquisa e extensão voltadas para a produção orgânica animal, a Emater-DF organizou na manhã desta terça-feira (30) uma reunião com produtores rurais que trabalham com o setor produtivo animal. Na oportunidade o extensionista rural da Emater-DF, Luiz Carlos Britto Ferreira, apresentou um diagnóstico da produção animal certificada local e nacional.

 

Na abertura o presidente da Emater-DF, Marcelo Piccin, destacou a importância de discutir o assunto no atual momento de governo. “Hoje o incentivo à produção de alimentos orgânicos é eixo estratégico dentro da política do governo Agnelo. Isso é fundamental para viabilizarmos a transição dos produtores convencionais para a agroecologia”.

 

O produtor Joe Valle, que também é deputado distrital, fez um apanhado da realidade vivida na sua empresa (Malunga) ao longo de mais de 25 anos de produção. Ele ressaltou que o mercado convencional vem ocupando espaço dos alimentos orgânicos de origem, com outros tipos de selos (produção integrada, bem-estar animal etc). “Tenho visitado propriedades orgânicas mundo afora para tentar trazer tecnologia, mas os incentivos, na prática, não chegam ao produtor.” Com as ponderações feitas pelos produtores, a Emater-DF vai organizar os temas levantados  para integrar as ações e viabilizar o setor produtivo.

 

Participaram do evento pesquisadores da Embrapa, professores e pesquisadores da UnB e Instituto Federal de Brasília, técnicos do Ministério da Agricultura e da Emater-DF, além dos produtores de alimentos orgânicos do Distrito Federal e Entorno.

 

Elaine Carneiro
Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br