Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/01/16 às 10h16 - Atualizado em 29/10/18 às 11h36

Emater-DF se mobiliza contra a dengue

 

Em dezembro de 2015, o governador Rodrigo Rollemberg, ao inaugurar um canal de irrigação no núcleo rural Olaria (região administrativa de Brazlândia), fez um pedido público a todos os extensionistas da Emater-DF: que ajudassem a população da área rural a combater o mosquito Aedes Aegypt, transmissor da dengue, febre chikungunya e do recém-descoberto vírus “zika”. Atendendo ao chamamento do governador, a empresa colocou em prática algumas ações, como um mutirão de limpeza no núcleo rural Rio Preto (região de Planaltina). Na manhã desta sexta-feira (15) mais de 20 técnicos de todos os escritórios locais da Emater-DF participaram de uma capacitação para atuar no combate ao pernilongo.

 

O presidente da Emater-DF, Argileu Martins, explicou que o cuidado com a saúde é um dos aspectos do desenvolvimento rural. “Levamos algumas ideias ao secretário de Saúde [Fábio Gondim], das quais se destacam a promoção de mutirões de limpeza e a criação de alevinos (filhotes) de lambari, que se alimentam das larvas do mosquito”, detalhou. Argileu acrescentou ainda que a incidência do pernilongo no campo é menor, mas isso não diminui a responsabilidade da empresa diante do problema. “Estamos cumprindo nosso papel como agentes de desenvolvimento rural e como cidadãos”, pontuou o presidente.

 

O curso foi ministrado pela bióloga Janaína Rodrigues e pelo agente de saúde Francisco Sebastião de Araújo — ambos da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) da Secretaria de Saúde. Eles falaram sobre as formas como o mosquito se apresenta, como ele se reproduz e como a população deve agir para eliminar os focos do inseto. No início da tarde, o grupo percorreu as dependências do edifício-sede da Emater-DF, no final da Asa Norte, para fazer uma inspeção de possíveis focos do pernilongo.

 

A Emater-DF faz parte do grupo de trabalho instituído pelo governador para elaborar políticas e ações de combate ao mosquito. O grupo, coordenado pela Secretaria de Saúde e pela Casa Civil do Distrito Federal, se reúne toda semana, onde são relatados os avanços do trabalho de cada instituição. Corpo de Bombeiros, Novacap, Exército Brasileiro e Secretaria de Agricultura são outros órgãos que fazem parte da ação.

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br