Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/01/16 às 10h29 - Atualizado em 29/10/18 às 11h36

Emater-DF recebe delegação internacional

 

A Emater-DF recebeu, nesta quinta-feira (21), a primeira visita internacional de 2016. Uma delegação formada por representantes do Ministério do Desenvolvimento Internacional do Reino Unido conheceu de perto como funcionam os programas de compras institucionais no Brasil — em que o governo adquire alimentos diretamente dos agricultores familiares e os repassa a pessoas em situação de risco alimentar. A visita foi acompanhada por integrantes do Programa Mundial de Alimentos (PMA) — órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU).

 

A comitiva britânica conheceu as instalações da Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina (Cootaquara), localizada no núcleo rural Taquara. Com 270 cooperados, a entidade teve um faturamento de R$ 14 milhões em 2015. “Atualmente, entre 10% e 15% das vendas da cooperativa são destinados aos programas de compras institucionais”, explicou Fabiano Carvalho, gerente do escritório da Emater – Taquara. “Assim, o agricultor tem nas compras públicas um mercado a mais, com preço justo, pagamento certo e garantia de escoamento da produção”, acrescentou.

 

Desde 2009, a Emater-DF já recepcionou mais de 80 delegações de países das Américas Central, do Sul e do Norte, além de África, Ásia e Europa. Diversas nações têm demonstrado interesse em conhecer as políticas públicas que têm ajudado a combater a fome e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar e a economia das áreas rurais do Brasil, onde o Distrito Federal é exemplo.

 

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) são operados com recursos do governo federal, enquanto o Programa de Aquisição de Produtos da Agricultura (Papa-DF) funciona com verbas do GDF.

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br