Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/07/17 às 11h46 - Atualizado em 29/10/18 às 11h41

Emater-DF realiza mutirão para Cadastro Ambiental Rural (CAR)

 

Nesta terça-feira (4), no Mutirão da Simplificação em Brazlândia, estagiários da Emater estarão disponíveis para auxiliar produtores de todo o DF para o cadastro

 

Obrigatório por lei, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) deve ser feito até 31 de dezembro deste ano. Qualquer imóvel localizado em áreas rurais ou urbana com característica rural, independente da atividade (lazer, produção, moradia) deve fazer o cadastro. No DF, já foram realizados 10 mil CAR, sendo 5 mil com auxílio da Emater.

 

O Cadastro é auto declaratório e pode ser feito pelo próprio proprietário da terra pelo site http://www.car.gov.br. Mas, quem quiser ajuda para preenchimento do CAR, a Emater realizará uma força tarefa, nesta terça-feira (4), no Mutirão da Simplificação, em frente à rodoviária de Brazlândia, das 9h às 17h.

 

Para imóveis com até 20 hectares o serviço da Emater é gratuito. Para áreas maiores, é cobrada uma taxa de R$ 450,00, que deve ser paga antecipadamente via depósito na conta da Emater (BRB, agência 262, conta corrente 00257-0), com necessidade de apresentação de comprovante.

 

Para o cadastro, é preciso que o proprietário da terra leve sua documentação pessoal e do imóvel.

 

Segundo o gerente de Agroecologia e Meio Ambiente da Emater, Marcos Lara, o cadastro é importante para que o produtor fique regularizado ambientalmente. “Caso não façam o cadastro, ficarão impedidos de acessar crédito rural, de fazer movimentação de documentação do imóvel junto a cartórios e de realizar qualquer tipo de licenciamento ambiental. A principal vantagem do CAR é a segurança jurídica junto aos órgãos ambientais”, explica Marcos.

 

Os produtores que não puderem comparecer ao mutirão podem agendar o cadastramento em uma unidade da Emater mais próxima da propriedade.

 

Veja aqui o endereço e contato dos escritórios.

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br