Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/10/19 às 17h14 - Atualizado em 3/10/19 às 9h09

Emater-DF realiza encontro de produtores de maracujá e outras frutas no Pipiripau

 

Produtores de maracujá e de outras frutas durante encontro técnico no núcleo rural Pipiripau

 

Mais de 300 pessoas participaram do 9º Encontro Regional dos Produtores de Maracujá, realizado paralelamente ao 1º Encontro Regional dos Fruticultores do Distrito Federal, realizado na manhã desta quarta-feira (2) no núcleo rural Pipiripau (RA Planaltina). Informações sobre mercado e comercialização, inovações tecnológicas, novidades na pesquisa sobre produção de abacate e pitaya foram os temas abordados. Na ocasião, Emater-DF e Embrapa fizeram o lançamento oficial dos dois volumes da Expedição Safra Brasília – Maracujá.

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, comemorou a realização dos dois encontros simultaneamente. “Gosto muito da palavra ‘encontro’, porque mostra que estamos juntos: produtores rurais, extensionistas e pesquisadores buscando aperfeiçoar a atividade agrícola. Nosso objetivo é alavancar a cadeia produtiva da fruticultura e, para isso, vocês podem contar com a Emater”, reforçou a dirigente.

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, na abertura do Encontro de Produtores de Maracujá

 

Já o secretário-adjunto de Agricultura, Luciano Mendes, lembrou que a principal diretriz do GDF é trabalhar para a geração de emprego e renda. “A fruticultura é uma das principais atividades que se encaixam nesse perfil”, pontuou Mendes, acrescentando que o governo vem trabalhando para simplificar legislações que vão facilitar a vida do produtor. “Recentemente, conseguimos modificar a legislação das agroindústrias e estamos focados em acelerar os processos de regularização fundiária”, enumerou.

 

Para o coordenador do Programa de Fruticultura da Emater-DF, Felipe Camargo, o mercado de frutas tem crescido bastante no Distrito Federal. “Estamos aperfeiçoando nossos conhecimentos para melhor atender aos produtores”, garantiu.

 

Produtores de frutas acompanham palestra técnica durante encontro no núcleo rural Pipiripau

 

Os encontros foram realizados pela Emater-DF, em um trabalho conjunto com a Secretaria de Agricultura e a Associação dos Moradores e Produtores do Vale do Pipiripau (Amprovapi), além do apoio da Embrapa, Ceasa-DF, Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP-DF), Ministério da Agricultura e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

 

Produção

Em 2018, o Distrito Federal produziu 35,8 mil toneladas de frutas. Dessas, 4,7 mil foram maracujá. Cerca de 130 produtores cultivam a fruta, que pode render até 90 toneladas por hectare anuais, dependendo da tecnologia aplicada e do manejo.

 

Geraldo Magela, da Emater-DF, fala a produtores de maracujá em propriedade no Pipiripau

 

No DF, a média de produtividade é de 30 toneladas, enquanto no Brasil, se alcança 14 toneladas por hectare. A atividade movimentou, no ano passado, R$ 17,6 milhões. Manejo com irrigação localizada e polinização manual são os principais fatores que alavancam a produção no DF, além da parceria com a Embrapa, que trabalha constantemente com pesquisas na área.

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br