Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/02/18 às 16h38 - Atualizado em 29/10/18 às 11h43

Emater-DF realiza curso de irrigação no assentamento 15 de agosto

 

Produtores do assentamento localizado em São Sebastião procuram alternativas para otimizar o uso da água

 

Agricultores do assentamento 15 de agosto participam nesta terça-feira (20) do curso de manejo de irrigação, promovido pela Emater-DF. O objetivo do curso foi orientar os agricultores sobre como aproveitar a água disponível da melhor maneira possível para possibilitar a produção agrícola na região.

 

O extensionista rural da Emater-DF, Antônio Dantas, mostrou para os participantes que um sistema de irrigação correto e ajustado gera uma grande economia de água e também de energia. “Os agricultores estão acostumados a montar a sua irrigação sem calcular e sem fazer um projeto e, com isso, gastam mais do que precisariam”, alerta Dantas.

 

A agricultora Maria Rodrigues explica que um grupo de agricultores do assentamento compartilha um poço artesiano coletivo. Assim, precisam organizar um tempo de retirada de água para cada chácara. “São questões mínimas às vezes que são importantes demais pra gente, como o que ele mostrou da bomba certa, por exemplo”, afirma Maria, produtora de orgânicos na região.

 

Regularizado desde dezembro de 2013, o assentamento possui 54 famílias distribuídas em lotes de aproximadamente 5 hectares. Vários agricultores comercializam em feiras, como a Feira Orgânica do Instituto Federal de Brasília, no campus de São Sebastião, ou entregando para programas governamentais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Em geral, as famílias do assentamento 15 de Agosto vivem principalmente da sua produção agropecuária.

 

curso15ago

 

Diândria Daia

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br