Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/03/18 às 10h30 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Emater-DF promove Dia Especial de Valorização da Mulher

 

Ação do escritório local da Vargem Bonita faz homenagem e marca o dia internacional da mulher

 

A Emater-DF realiza, nesta quinta-feira (8), o Dia Especial de Valorização da Mulher no escritório da Vargem Bonita. A ação, que alcança cerca de 60 participantes, tem o objetivo de homenagear a mulher rural e ainda levar saúde, lazer e orientações diversas à comunidade atendida pela Emater-DF.

 

Entre as atividades oferecidas ao longo de todo o dia estão corte de cabelo, maquiagem, orientações sobre benefícios sociais e de saúde, com a realização gratuita de exames como pressão, hepatite B e C, sífilis e HIV. O evento contou ainda com aula de zumba e alongamento, oficina de artesanato com o Senar, oficina de aproveitamento de abóbora pela Emater e a apresentação cultural do grupo Raízes do Brasil.

 

“O dia está maravilhoso, a Emater faz atividades muito úteis para a nossa comunidade e isso é um incentivo pra gente participar e se socializar”, elogia Junia Uehara, que auxilia sua família no plantio de folhosas na Vargem Bonita.

 

Para a extensionista Cláudia Coelho, é um trabalho gratificante. “É muito bom fazer esse dia de valorização, pois as mulheres merecem, principalmente por serem tão guerreiras e dedicadas ao trabalho rural”, diz a extensionista.

 

Guerreiras do dia-a-dia

 

A agricultora Míriam Camargo é uma dessas guerreiras. Produtora de plantas ornamentais do Caub 1, Ela começou com um curso na Emater de Vargem Bonita e viu na atividade uma oportunidade de ganhar dinheiro com aquilo que gostava de fazer. “Sempre gostei de plantas, mas várias pessoas diziam pra deixar isso e buscar um trabalho formal”, conta a agricultora.

 

Míriam começou a comercializar em várias feirinhas, vendia de madrugada no Ceasa, até que conheceu a cooperativa Multiflor. “Eu me mantenho só com a venda das plantas ornamentais, financiei o carro para entrega, uma estufa, e hoje sou diretora financeira da cooperativa”, conta a produtora.

 

Quando é perguntada sobre qual é a sua maior vitória, a resposta vem sem hesitar. “Sustentar e formar meus três filhos”, diz Míriam. Uma é enfermeira, uma formada em agronegócios e participa do trabalho junto com a mãe e o mais novo está terminando engenharia civil. “Agora estamos sonhando em comprar uma propriedade nossa pra aumentar o plantio”, planeja a produtora, que dia após dia, vem constrói as suas conquistas.

 

DiaInternacionaldaMulher VB_1

DiaInternacionaldaMulher VB_2

DiaInternacionaldaMulher VB_4

 

Diândria Daia

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br