Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/06/14 às 11h47 - Atualizado em 29/10/18 às 11h18

Emater-DF participa do Planejamento Estratégico da Asbraer

 

Com o objetivo de construir um planejamento que seja instrumento de uma nova ação extensionista em nível nacional, a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), convidou a Emater-DF e as demais entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural públicas da região Centro-Oeste para participar da construção do seu Plano Estratégico.

 

O evento acontece nos dias 3 e 4 de junho, na sede da Organização das Cooperativas Brasileira (OCB), em Campo Grande (MS).

 

Na abertura da reunião, o presidente da Asbraer José Ricardo Roseno apresentou dados para estimular a discussão, como uma estimativa da FAO, afirmando que 90% do aumento da produção de alimentos no mundo em 2050 virá de ganhos de produtividade e apenas 10% de aumento de área plantada. “Precisamos de ciência e tecnologia focadas para a agricultura e a interação entre pesquisa e extensão rural precisa acontecer”, afirmou Roseno. Para ele, o fortalecimento do sistema de ATER nacional é essencial.

 

Participam do evento Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer-MS), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural do Mato Grosso (Empaer-MT), Emater-GO, Emater-PA como observadora do encontro, também o Instituto Agronômico de Pernambuco IPA-PE e a Emater-MG como instituições apoiadoras da Asbraer.

 

O principal objetivo dessa rodada de reuniões, que contempla cada região brasileira, é levantar o cenário em que se situam a Asbraer e as empresas públicas de ATER, além de repensar os rumos da Extensão Rural brasileira. Essa discussão já foi realizada nas regiões Sudeste, Norte, Nordeste e agora na região Centro-Oeste. A próxima reunião será com representantes das entidades de ATER da região Sul, nos dias 9 e 10 de junho.

 

Após a consolidação dos dados dessa primeira fase do planejamento, haverá um seminário nacional para apresentação dos resultados, prevista para acontecer em Brasília, em agosto deste ano. Para a realização desses encontros, a Asbraer conta com o apoio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e da Emater-MG.

 

Diândria Daia

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br