Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/09/19 às 23h40 - Atualizado em 11/09/19 às 23h42

Emater participa de lançamento da Década da Agricultura Familiar na Câmara dos Deputados

 

Solenidade de lançamento da Década da Agricultura Familiar, na Câmara

 

A direção da Emater-DF participou nesta quarta-feira (11), na Câmara dos Deputados, do lançamento da Década da Agricultura Familiar (2019-2028). A iniciativa está em consonância com o plano de ação global contra a fome e a pobreza anunciado em 29 de maio, em Roma, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O objetivo é acabar com a fome no mundo até 2030.

 

Veja como se inscrever no programa Filhos Deste Solo

Programa Filhos Deste Solo visa formação empreendedora de jovens rurais

 

O lançamento ocorreu durante comissão geral que celebrou, no Plenário da Câmara, os 13 anos da Lei da Agricultura Familiar (11326/06) e debateu os desafios para a permanência dos jovens no campo.

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, que participou da solenidade, lembrou que a empresa já tem trabalhado no sentido de incentivar os jovens rurais a continuar na atividade agrícola. “O programa Filhos Deste Solo, lançado pela empresa neste ano, está capacitando rapazes e moças em ações de empreendedorismo rural. Com esse projeto, mostramos que o campo pode gerar emprego, renda e oportunidades”, destacou.

 

Sustentabilidade
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, reconheceu que a produção agrícola das famílias se caracteriza por uma relação diferenciada com a terra e contribui com a preservação e uso sustentável dos recursos naturais. “É importante desenvolver políticas que tornem o meio rural mais atrativo, com inovação e lucratividade suficientes para garantir a dignidade das famílias e propor alternativas para a manutenção do jovem no campo”, disse.

 

Pilares
Representando a FAO Brasil, Gustavo Chianca explicou que, no âmbito global, o plano tem sete pilares que visam melhorar a inclusão socioeconômica, a resiliência e o bem-estar em lares e comunidades da agricultura familiar. Além disso, pretende incentivar a sustentabilidade, a multifuncionalidade e a capacidade dos agricultores familiares de mitigaremos os efeitos das mudanças climáticas.

 

Produção de alimentos
Segundo o Censo Agropecuário, a agricultura familiar é a base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes. O Brasil possui 4,3 milhões de estabelecimentos rurais que utilizam a terra para a agricultura familiar, ocupando uma área total de aproximadamente 80 milhões de hectares.

 

Esse segmento produz 87% da mandioca, 70% do feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz e 21% do trigo do Brasil. Na pecuária, responde por 60% do leite, 59% dos suínos, 50% das aves e 30% dos bovinos.

 

 

* Com informações da Câmara dos Deputados

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br