Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/05/20 às 18h30 - Atualizado em 23/05/20 às 8h36

Emater-DF participa de entrega de kits de irrigação da Seagri em Planaltina

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, fala a agricultores do Oziel Alves III

 

Cerca de 100 produtores rurais do Assentamento Oziel Alves III, no núcleo rural Pipiripau (Planaltina), receberam nesta sexta-feira kits de irrigação disponibilizados pela Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri). A fase de implantação e uso desses kits pelos agricultores será orientada pelos técnicos da Emater-DF. Ao lado do secretário de Agricultura, Luciano Mendes, a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, participou da solenidade de entrega dos kits.

 

Denise lembrou que a ação visa aumentar a produção dos assentados, levando renda para as famílias e dignidade para a população do campo, que vai poder produzir com a tecnologia de irrigação por gotejamento. “A irrigação é fundamental para a viabilidade de uma pequena propriedade. Não é fácil irrigar, não basta só abrir e fechar os registros. Tem que saber quanto tempo irrigar e quando irrigar. A Emater-DF vai prestar assistência técnica para que os produtores saibam exatamente como tornar esses kits produtivos”, ressaltou a presidente.

 

Além de incentivar a produção, os kits contribuem para a melhoria da alimentação das famílias e geração de renda com a comercialização. O secretário Luciano Mendes lembrou que ao todo são quase 500 kits de irrigação distribuídos a pequenos produtores rurais do Distrito Federal e agradeceu o subsecretário da Agricultura Familiar da Seagri, João Pires, por ter agilizado o processo de entrega.

 

O secretário de Agricultura, Luciano Mendes, e a presidente da Emater, Denise Fonseca

 

“Os kits vão proporcionar a própria segurança alimentar das famílias, que vão começar a produzir seu próprio alimento com qualidade. Para isso a gente tem a parceria com a Emater, que vai dar toda assessoria e assistência técnica na montagem dos kits e depois no cultivo das plantas. A outra perspectiva é gerar renda com a comercialização de parte da produção”, ressaltou.

 

A compra dos kits de irrigação foi viabilizada por meio de emenda parlamentar da deputada federal Erika Kokay (PT-DF), que esteve no evento e apontou a importância para pequenos produtores. “É a agricultura familiar que está levando a comida para a mesa do povo brasileiro e é também a agricultura familiar que emprega. Portanto, um kit é mais um caminho, é mais um degrau para que possam ter a emancipação e a autonomia necessária”, destacou.

 

Moradora do assentamento, Iris Batista, 45 anos, falou sobre a alegria da comunidade com os kits. “Agora nós vamos poder plantar e irrigar. A gente não têm condição financeira de comprar um kit desses.As famílias agora vão poder produzir e viver da própria produção. Era um sonho de todos aqui ter um kit desse. A ajuda da Emater aqui também é muito importante, eles nos auxiliam desde a produção até a colheita”, conta.

 

De acordo com o gerente do escritório da Emater-DF no núcleo rural Pipiripau, Geraldo Magela Gontijo, no assentamento vivem 168 famílias. O assentamento foi criado no final de 2013. “O kit de irrigação é uma maneira dos assentados começarem a produzir alimentos para o consumo própria e para venda. É uma inclusão produtiva”, afirma Magela.

 

“A irrigação é tudo dentro da propriedade. Foi com muita luta que chegamos até aqui”, apontou o presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável de Planaltina, Teonildo Alves Lino. Representantes da Seagri, do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), da Emater-DF e da comunidade estiveram presentes. O administrador de Planaltina, Célio Rodrigues, também participou do evento.

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br