Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/08/18 às 12h41 - Atualizado em 29/10/18 às 12h47

Emater-DF participa de discussões da Política de Redução de Agrotóxicos

 

A comissão especial que analisa a Política Nacional Redução Agrotóxicos (PL 6670/16) discutiu na terça-feira (7) a transição agroecológica da produção de alimentos. Entre os convidados para discutir o assunto estavam o presidente da Emater-DF, Roberto Carneiro, e a agricultora Fátima Cabral, presidente da Associação de Produtores Agroecológicos do Alto São Bartolomeu (Aprospera).

 

De acordo com Roberto, o serviço de assistência técnica e extensão rural é essencial para o agricultor que quer fazer a transição agroecológica ou adotar práticas mais sustentáveis. “Trabalhamos com duas vertentes. Com aqueles que querem ser orgânicos e com os que querem adotar princípios e práticas agroecológicas na propriedade. Para isso, é preciso levar aos agricultores as tecnologias disponíveis, cultivares mais resistentes, os processos envolvidos na produção agroecológica”, disse.

 

Roberto destacou a produtividade de sistemas agroflorestais, citou a potencialidade da produção orgânica de morango e de tomate em cultivo protegido e falou de uma experiência do uso racional de agrotóxicos no cultivo de feijão no Distrito Federal. “Até grandes agricultores podem adotar melhores práticas. Em uma lavoura de feijão, por exemplo, tivemos produtor que saiu de 15 pulverizações para apenas três. Além dos benefícios ambientais isso promove maior economia para o agricultor”, contou Roberto.

 

Já a agricultora Fátima Cabral apresentou as Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSAs) como uma alternativa para que a agricultura orgânica e agroecológica tenham escala. “Com CSA podemos colocar alimento na mesa de toda a sociedade. Alimentos limpos e saudáveis, que estão cuidando da terra, do solo e das águas”, falou.

 

Também participaram da discussão a representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo e da Associação de Agricultura Orgânica, Araci Kamiyama; o chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, Marcelo Augusto Boechat Morandi; e o representante da Associação dos Cafés Orgânicos do Brasil, Cássio Franco Moreira.

 

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br