Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/05/18 às 15h05 - Atualizado em 29/10/18 às 11h45

Emater-DF participa de curso sobre tecnologias do Plano ABC

 

Extensionistas atualizam seus conhecimentos sobre agricultura de baixa emissão de carbono em formação na Embrapa Cerrados 

 

Um grupo de 25 extensionistas rurais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) participa nessa terça (29) e quarta-feira do curso sobre tecnologias para a baixa emissão de carbono. A formação foi organizada pela Embrapa Cerrados e faz parte do Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC), do Governo Federal.

 

Para o presidente da Emater-DF, Roberto Carneiro, temas relacionados à questão ambiental e sustentabilidade da agricultura são de grande importância. “Temos que saber mostrar, de maneira mais clara, como cada uma das práticas que levamos aos produtores consegue conservar o solo e fazer que a água chegue aos mananciais”, disse o presidente, destacando a necessidade de capacitação constante dos técnicos.

 

Representando o chefe geral da Embrapa Cerrados Cláudio Karia, o pesquisador Marcelo Ayres, chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, lembrou a importância da parceria entre a Embrapa e a Emater-DF e salientou o esforço da empresa na promoção das tecnologias do Plano ABC. “Estamos saindo de uma crise hídrica (no DF) e é um bom momento de adotar essas práticas para diminuir os impactos das oscilações climáticas que temos visto”, disse Ayres.

 

A programação do primeiro dia inclui os temas Aquecimento Global, Mudanças Climáticas e Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, com o pesquisador Luiz Adriano Cordeiro; Alterações de Clima no Brasil e nos Cerrados, com Fernando Macena; Sistema de Plantio Direto, com Marcos Carolino de Sá; Recuperação e Manejo de Pastagens, com Gustavo Braga; Fixação Biológica de Nitrogênio, com Fábio dos Reis; Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária com Lourival Vilela e Componente Florestal em Sistema de ILPF com Karina Pulrolnik.

 

No segundo dia as atividades serão realizadas no Centro de Tecnologias em Raças Zebuínas Leiteiras (CTZL) e tratarão dos temas Produção de leite em área de Integração Lavoura-Pecuária; Produtividade e conforto térmico de bovinos leiteiros em ILPF; Estação meteorológica; e Recuperação e formação de pastagens por meio da Integração Lavoura-Pecuária, sob a coordenação dos pesquisadores Carlos Frederico Martins e Isabel Ferreira.

 

 

Diândria Daia

Assessoria de Comunicação da Emater-DF – com informações da Embrapa Cerrados

Foto: Brenno Lobato – Embrapa Cerrados

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br